Logo Folha de Pernambuco

Drogas

Clã do Golfo rejeita plano de submissão à Justiça colombiana

Representante da organização, Ricardo Giraldo, anunciou que seus clientes querem entregar suas armas através de negociações de paz

Colômbia é a maior produtora de cocaína do mundo e vive conflitos internos ao longo de 50 anos.Colômbia é a maior produtora de cocaína do mundo e vive conflitos internos ao longo de 50 anos. - Foto: Raul Arboleda/AFP

O advogado do Clã do Golfo, maior cartel de drogas da Colômbia, afirmou, nesta segunda-feira (3), que o grupo não aceita as condições de se submeter à Justiça colombiana no projeto de 'Paz Total', uma política de governo do presidente Gustavo Petro.

O representante da organização, Ricardo Giraldo, anunciou que seus clientes querem entregar suas armas através de negociações de paz, como as que estão sendo feitas com a guerrilha, e não se entregando à Justiça com benefícios penais, como propôs o Governo para o caso da quadrilha ligada ao tráfico de drogas.

"Se for por submissão aqui nunca haverá 'Paz Total', isso está claro e as Autodefesas Gaitanistas da Colômbia querem negociação ou diálogo (...), mas não vão jogar essa lei de sujeição que, entre outras, vai ser um grande fracasso", disse o advogado em entrevista à rádio W.

A iniciativa do presidente oferece benefícios aos traficantes que abandonarem o negócio e se entregarem à Justiça, incluindo penas de até oito anos de prisão e preservação de 6% de suas fortunas.

Desde que chegou ao poder em 7 de agosto, o primeiro presidente da esquerda no país está determinado a extinguir o último conflito interno no continente por meio de negociações com os grupos que permaneceram armados após o acordo de paz de 2016 com a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Em 18 de março, o Governo colombiano suspendeu uma trégua bilateral em vigência desde janeiro com o Clã do Golfo, alegando ataques dos traficantes a militares e civis.

No entanto, as partes seguem em "comunicação constante e permanente", garantiu Giraldo.

O advogado representa a direção da organização, cujo líder Jobanis de Jesús Ávila Villadiego, conhecido como "Comandante Javier" ou "Chiquito Malo", substituiu "Otoniel" após sua captura e posterior extradição para os Estados Unidos em 2022.

Em 26 de março, um vídeo validado por Giraldo mostra uma breve mensagem direcionada ao Governo. Na gravação é possível ver o "comandante Javier" rodeado de homens com espingardas e camuflados no meio da floresta.

"Continuaremos a acreditar (...) nas promessas de paz" de Petro ainda que ele "nos feche as portas", diz ele.

O mandatário também segue em negociações com o Exército de Libertação Nacional (ELN), dissidente das Farc que se afastou do acordo de paz de 2016.

A Colômbia é a maior produtora de cocaína do mundo e vive conflitos internos que, ao longo de 50 anos, já deixaram mais de nove milhões de vítimas.

Veja também

Quatro em cada dez jovens negros já foram excluídos no trabalho
Consciência Negra

Quatro em cada dez jovens negros já foram excluídos no trabalho

Príncipe Harry faz tatuagem no pescoço para divulgar os Jogos Invictus
Duque de Sussex

Príncipe Harry faz tatuagem no pescoço para divulgar os Jogos Invictus

Newsletter