Logo Folha de Pernambuco

maceió

CNJ e CNMP chegam a Maceió para inspecionar caso Braskem

Grande área de Maceió está isolada por conta da instabilidade do solo

Bairro afetado por afundamento da mina de extração de sal-gema número 18, da Braskem, em MaceióBairro afetado por afundamento da mina de extração de sal-gema número 18, da Braskem, em Maceió - Foto: Gésio Passos/Agência Brasil

Integrantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) chegaram nesta quarta-feira (17) a Maceió para acompanhar os desdobramentos do caso Braskem

Uma grande área da capital alagoana encontra-se isolada devido à instabilidade do solo provocada pela mineração de sal-gema pela empresa Braskem. Uma das minas, no bairro de Mutange, se rompeu em dezembro. 

Fazem parte da comitiva a secretária-geral do CNJ, juíza Adriana Cruz, e o secretário-geral do CNMP, promotor Carlos Vinicius Alves Ribeiro. O corregedor-nacional de Justiça, ministro do STJ Luis Felipe Salomão, também está na capital alagoana, onde fará uma inspeção nas varas responsáveis pelo caso Braskem.  

O grupo é integrado ainda por membros do Observatório de Causas de Grande Repercussão, mantido em conjunto pelo CNJ e pelo CNMP. Em dezembro, o caso Braskem recebeu nível de acompanhamento de grau 3 pelo colegiado, o que prevê o acompanhamento contínuo junto às autoridades. 

Reuniões
A agenda da comitiva inclui reuniões com o governador de Alagoas, Paulo Dantas, com o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, e o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho. 

Até sexta-feira (19), os integrantes do CNJ e do CNMP se reúnem, também, com membros do Ministério Público e do Judiciário, responsáveis por conduzir o caso Braskem, bem como com representantes da empresa e também dos atingidos. Há previsão de visita aos locais afetados.

Conforme dados de dezembro de 2023, as consequências da mineração resultaram na desocupação de 14 mil imóveis na capital alagoana e mais de 60 mil pessoas tiveram que abandonar suas residências, escolas e locais de trabalho.

Veja também

Opositor de esquerda e governista de centro-direita vão ao 2º turno no Uruguai
Uruguai

Opositor de esquerda e governista de centro-direita vão ao 2º turno no Uruguai

Bombardeios israelenses deixam ao menos 21 mortos no sul do Líbano
Oriente Médio

Bombardeios israelenses deixam ao menos 21 mortos no sul do Líbano

Newsletter