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INTERNACIONAL

CNN aposta em plano digital por assinatura e demite 100 pessoas

Novo serviço irá gerar mais de um bilhão de dólares, cerca de 5,3 bilhões de reais na cotação atual

Mark Thompson, novo diretor da CNNMark Thompson, novo diretor da CNN - Foto: Carl Court / AFP

A rede de notícias CNN, em uma crise de identidade e audiência, quer focar em uma nova oferta digital paga que gerará mais de um bilhão de dólares (5,3 bilhões de reais, na cotação atual) e vai demitir cerca de 100 pessoas, comunicou o diretor-executivo, Mark Thompson, nesta quarta-feira (10), às equipes que trabalham na empresa.

A busca por uma nova estratégia para enfrentar a concorrência do streaming à televisão a cabo, área em que a CNN é emblemática, se transformou, nos últimos anos, em uma história sem fim para a rede, conhecida por revolucionar a transmissão de todo tipo de notícias.

A CNN lançou um serviço de streaming pago em 2022, o CNN+, mas foi encerrado após um mês porque não se encaixava mais nos planos de fusão entre a WarnerMedia (CNN, HBO Max) e a Discovery.

Um ano depois, o diretor-executivo da CNN, Chris Licht, que havia sido questionado internamente, pediu demissão e foi substituído pelo britânico Thompson, ex-executivo da BBC e do The New York Times.

Em uma longa nota para todos os funcionários, Thompson anunciou "um negócio digital de mais de 1 bilhão de dólares para o futuro", que inclui assinaturas pagas para produtos exclusivos de "notícias" e "análises", além do conteúdo já disponível na TV a cabo e na Internet.

Especificamente, ele falou de "uma gama de ofertas pagas" que ajudem os usuários a "viver uma vida melhor", baseadas no jornalismo de estilo de vida, "onde a CNN está particularmente bem posicionada".

Esse plano começará "antes do final de 2024" com o lançamento da primeira assinatura do "CNN.com".

O executivo da CNN também anunciou a fusão de suas três redações (americana, internacional e digital) em uma só. Como parte dessa reorganização, cerca de 100 dos 3.500 postos de trabalho serão cortados, de acordo com Thompson.

O anúncio desse projeto ocorre em um momento em que a CNN espera recuperar sua audiência graças às eleições presidenciais americanas.

A rede conseguiu se impor sobre suas rivais Fox News e MSNBC, que a superaram em audiência, organizando o primeiro debate entre o democrata Joe Biden e o republicano Donald Trump em 27 de junho.

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