Cobertura de avião de acrobacias se abre durante voo
A piloto holandesa Narine Melkumjan enfrentou dificuldades para enxergar e respirar durante o incidente
A piloto de acrobacia holandesa Narine Melkumjan compartilhou nas redes sociais um incidente: a cobertura do avião de acrobacias que comandava se abriu em pleno voo, o que a obrigou a fazer um pouso de emergência.
Narine realizava uma manobra em que o avião fica de ponta-cabeça quando ocorreu o incidente. Mesmo com dificuldade para enxergar, devido ao vento batendo em seu rosto, ela conseguiu pousar o avião em segurança.
Na publicação, Melkumjan disse que o incidente ocorreu por volta de dois anos atrás. Ela pilotava um Extra 330LX, aeronave monomotor própria para voos acrobáticos.
"Como vocês podem ver pelo vídeo, foi uma experiência desafiadora que poderia ser evitada caso eu tivesse feito uma checagem visual correta antes de decolar", diz a piloto. "A trava da cobertura não estava na posição travada, e eu falhei em não nota”, continuou.
A piloto segue, em seu relato: "Eu também cometi o erro de ir para o treinamento logo depois de ter me recuperado da Covid, sem permitir que meu corpo tivesse tempo suficiente para recuperar sua força.”
"Além disso, voar sem proteção para os olhos tornou o voo ainda mais desafiador do que já era”, completou.
Após a cobertura se abrir, Melkumjan teve que enfrentar o barulho e dificuldades para respirar e para enxergar. Sua visão foi afetada e só voltou ao normal após 28 horas do acontecido.
"Apesar de todo o barulho e a dificuldade de ouvir o que o meu instrutor dizia no rádio, uma coisa que eu escutei em alto e bom som foi: 'apenas siga pilotando'", conta ela.