'Cocaína de morango': conheça os efeitos e perigos da droga que virou febre na Espanha
Pó colorido nada mais é do que a mistura de várias substâncias potencialmente mortais
A cocaína rosa ou cocaína de morango é popularmente conhecida na Espanha como “rosada, tusi, nexus” ou “eros”. Sua venda e uso está preocupando as autoridades locais. O pó geralmente é uma mistura de cetamina, MDMA, comprimidos de cafeína triturados e outras substâncias, como LSD, além de corantes e aromatizantes que dão cor e cheiro de morango. Apesar do nome, nem sempre há cocaína da composição do pó.
A polícia da Espanha emitiu um alerta sobre o coquetel de drogas potencialmente mortal que tem sido vendido por cartéis em cidades turísticas. Apesar de encontrada em todo o país, o pó circula principalmente em locais badalados, com Maiorca ou Ibiza. De acordo com o policial Hermelo Molero, o produto é "altamente perigoso".
Leia também
• Internações por síndromes respiratórias aumentam no Norte e Nordeste
• Embolia pulmonar: os sintomas da grave doença que matou uma médica de 27 anos
• "Covid-19 não desapareceu", alerta OMS Europa
Os perigos e os efeitos da droga dependem da proporção de substâncias usadas na sua formulação e também do que é consumido pelo usuário junto com o pó.
"Por exemplo, se uma pessoa inala uma mistura rica em cetamina e também bebe álcool, os efeitos depressivos de ambas as substâncias serão intensificados. Isso pode levar à perda de coordenação, sedação e desmaios. Se o ecstasy predominar, sua combinação com álcool aumenta a desidratação do corpo e aumenta o risco de insolação", aponta uma reportagem do jornal espanhol El Pais sobre a droga.
Claudio Vidal, diretor do serviço de monitoramento de drogas na Espanha, alertou que alucinógenos podem ser misturados à droga, como LSD, e o corante e o aromatizante são usados para tornar a inalação do pó “menos desagradável”.
Ele ressaltou que, em alguns casos, mesmo doses pequenas causam danos cerebrais. É comum que a substância provoque ataques de pânico, perda de equilíbrio que pode causar quedas e até problemas na bexiga. Somado a isso, os efeitos do LSD, afirmou, são “problemáticos”, porque “nunca se sabe a quantidade que vai afetar o seu corpo”.
O uso da cocaína rosa pode desencadear uma overdose, provocando uma sobrecarga cardíaca e podendo levar à morte.