Logo Folha de Pernambuco

DROGA

Cocaína: produção mundial aumenta 20% e bate recorde, segundo relatório da ONU

Cocaína teve mais oferta e procura

CocaínaCocaína - Foto: Freepik/Reprodução

A produção mundial de cocaína bateu o recorde de 2.757 toneladas em 2022, segundo dados do relatório anual sobre drogas, divulgado nesta quarta-feira pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). O número corresponde a um crescimento de mais 20%, em comparação com 2021.

O documento divulgado em Viena afirma que o cultivo global de coca aumentou 12% entre 2021 e 2022, chegando a marca de 355 mil hectares.

O aumento da oferta e procura de cocaína coincidiu com o crescimento da violência em locais que fazem parte da cadeia de produção, como Equador e países do Caribe. Além disso, foi constatado também um aumento dos danos para a saúde nos países de destino, incluindo na Europa Ocidental e Central.

O relatório também inclui capítulos especiais sobre o impacto da proibição da produção de ópio no Afeganistão, drogas sintéticas, impactos da legalização da canábis e a volta do consumo de substâncias psicodélicas.

A pesquisa também aborda o direito à saúde em relação ao uso, e como o tráfico de drogas no Triângulo Dourado (Tailândia, Myanmar e Laos, juntamente com o Afeganistão) está ligado a outras atividades ilícitas e as suas consequências.

Canabis
No que se refere à legalização da canábis em alguns países, o relatório aponta que, em janeiro de 2024, o Canadá, o Uruguai e 27 jurisdições nos Estados Unidos legalizaram a produção e venda desta substância para uso recreativo.

O documento destaca que "nestas jurisdições das Américas, o processo parece ter acelerado o uso nocivo da droga e levado a uma diversificação de produtos de canábis, muitos deles com elevado teor de THC (potência)".

Segundo o levantamento, as hospitalizações relacionadas ao consumo de canábis, os quadros psiquiátricos e as tentativas de suicídio associadas ao uso regular da canábis aumentaram no Canadá e nos Estados Unidos, especialmente entre jovens adultos.

A canábis, de acordo com os dados, continua a ser a droga mais consumida em todo o mundo, abrangendo a faixa etária entre 15 e 64 anos.

Psicodélicos
O documento da UNODC o retorno do uso de substâncias psicodélicas, destacando que embora o interesse no uso terapêutico destas drogas tenha continuado a crescer no tratamento de alguns distúrbios de saúde mental, a investigação clínica ainda não resultou em quaisquer diretrizes padrão para uso médico.

O relatório destaca ainda que os países precisam estar atentos ao direito a serviços de saúde e tratamento para adictos, independentemente do estado de consumo.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter