Logo Folha de Pernambuco

Nutrição

Coco: conheça os sete benefícios da fruta

Fruta é rica em fibras e gorduras boas e pode ser usada tanto na culinária quanto na estética

Consumo do coco muito benéfico para a saúdeConsumo do coco muito benéfico para a saúde - Foto: Pixabay

O coco é uma das frutas mais vistas e consumidas Brasil afora. Seu uso vai desde a polpa e a água, até a casca. Por ser um alimento rico em fibras e gordura boa, seu consumo é muito benéfico para a saúde.

Sem contar que a fruta é muito versátil e é usada tanto na culinária quanto na estética — o óleo de coco é um ótimo para recuperar fios de cabelos secos.

Cerca de metade da gordura existente no coco — como o óleo de coco — é composta pelo ácido láurico. Ele tem propriedades antimicrobianas e antibacterianas, que ajudam o corpo a se proteger e eliminar vários patógenos.

Veja abaixo os principais benefícios do coco:

Hidrata o corpo
Nada melhor do que uma água de coco geladinha para hidratar o corpo durante um dia de calor ou após uma atividade física intensa. O líquido é rico em minerais como potássio, cobre e manganês e ajuda na reposição deles no corpo.

Ou seja, a água de coco é um isotônico natural, que também pode ser usado em casos de desidratação. Vale a pena beber uma água de coco para deixar seu corpo mais hidratado.

Fortalece o sistema imunológico
Além de conter o ácido láurico, o coco possui tmabém nutrientes como selênio, ácido gálico e ácido cafeico, substâncias com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que fortalecem o sistema imunológico. Com isso, o corpo consegue combater melhor fungos, vírus e bactérias que poem causar infecções.

Controla a diabetes
O coco é uma fruta de baixo índice glicêmico, ou seja, sua velocidade de absorção é lenta, liberando aos poucos os nutrientes para o corpo. Além disso, ela acaba diminuindo a velocidade de absorção do carboidrato dos alimentos.

Por essa sua ação, o coco ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, sendo uma fruta muito indicada para pacientes com diabetes.

Por ser rica em fibras e em gordura boa, essa baixa velocidade de absorção proporciona uma saciedade por mais tempo, contribuindo também para a redução ou manutenção do peso.

Regula a pressão arterial
O coco boas quantidades de potássio em sua composição, um mineral essencial para um bom funcionamento do corpo todo. Uma de suas funções é controlar os níveis de sódio no organismo, eliminando o sal sempre que estiver em excesso.

Como o sódio é conhecido por elevar a pressão arterial, consumir o coco pode ajudar a manter a pressão em níveis saudáveis.

Previne o envelhecimento
O coco é rico em substâncas com propriedades antioxidantes, como o selênio, o ácido gálico e cafeico, assim a fruta ajuda a combater o excesso de radicais livres. Esta ação evita a flacidez da pele e o surgimento de rugas, além de prevenir o envelhecimento precoce.

Combate a prisão de ventre
Se você tem problema para ir ao banheiro, incluir o coco em sua dieta pode ajudar a resolver seus problemas. A fruta é abundante em fibras insolúveis — ou seja, que não são dissolvidas no processo de digestão. Este tipo de fibra estimula os movimentos peristalticos — contração e relaxamento do intestino — e aumenta o volume das fezes, facilitando a evacuação das fezes e combatendo a prisão de ventre.

Ajuda a manter a saúde bucal
O óleo de coco é rico em ácido láurico, cujas propriedades antimicrobianas e antibacterianas podem contribuir para a manutenção da boa saúde bucal, prevenindo cáries, placas bacterianas e gengivites. Vale bochechar um pouco de óleo de coco e cuspi-lo, após escovar os dentes.

Veja também

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels
Estados Unidos

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia
míssil

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia

Newsletter