Logo Folha de Pernambuco

Nutrição

Coco: conheça os sete benefícios da fruta

Fruta é rica em fibras e gorduras boas e pode ser usada tanto na culinária quanto na estética

Consumo do coco muito benéfico para a saúdeConsumo do coco muito benéfico para a saúde - Foto: Pixabay

O coco é uma das frutas mais vistas e consumidas Brasil afora. Seu uso vai desde a polpa e a água, até a casca. Por ser um alimento rico em fibras e gordura boa, seu consumo é muito benéfico para a saúde.

Sem contar que a fruta é muito versátil e é usada tanto na culinária quanto na estética — o óleo de coco é um ótimo para recuperar fios de cabelos secos.

Cerca de metade da gordura existente no coco — como o óleo de coco — é composta pelo ácido láurico. Ele tem propriedades antimicrobianas e antibacterianas, que ajudam o corpo a se proteger e eliminar vários patógenos.

Veja abaixo os principais benefícios do coco:

Hidrata o corpo
Nada melhor do que uma água de coco geladinha para hidratar o corpo durante um dia de calor ou após uma atividade física intensa. O líquido é rico em minerais como potássio, cobre e manganês e ajuda na reposição deles no corpo.

Ou seja, a água de coco é um isotônico natural, que também pode ser usado em casos de desidratação. Vale a pena beber uma água de coco para deixar seu corpo mais hidratado.

Fortalece o sistema imunológico
Além de conter o ácido láurico, o coco possui tmabém nutrientes como selênio, ácido gálico e ácido cafeico, substâncias com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que fortalecem o sistema imunológico. Com isso, o corpo consegue combater melhor fungos, vírus e bactérias que poem causar infecções.

Controla a diabetes
O coco é uma fruta de baixo índice glicêmico, ou seja, sua velocidade de absorção é lenta, liberando aos poucos os nutrientes para o corpo. Além disso, ela acaba diminuindo a velocidade de absorção do carboidrato dos alimentos.

Por essa sua ação, o coco ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, sendo uma fruta muito indicada para pacientes com diabetes.

Por ser rica em fibras e em gordura boa, essa baixa velocidade de absorção proporciona uma saciedade por mais tempo, contribuindo também para a redução ou manutenção do peso.

Regula a pressão arterial
O coco boas quantidades de potássio em sua composição, um mineral essencial para um bom funcionamento do corpo todo. Uma de suas funções é controlar os níveis de sódio no organismo, eliminando o sal sempre que estiver em excesso.

Como o sódio é conhecido por elevar a pressão arterial, consumir o coco pode ajudar a manter a pressão em níveis saudáveis.

Previne o envelhecimento
O coco é rico em substâncas com propriedades antioxidantes, como o selênio, o ácido gálico e cafeico, assim a fruta ajuda a combater o excesso de radicais livres. Esta ação evita a flacidez da pele e o surgimento de rugas, além de prevenir o envelhecimento precoce.

Combate a prisão de ventre
Se você tem problema para ir ao banheiro, incluir o coco em sua dieta pode ajudar a resolver seus problemas. A fruta é abundante em fibras insolúveis — ou seja, que não são dissolvidas no processo de digestão. Este tipo de fibra estimula os movimentos peristalticos — contração e relaxamento do intestino — e aumenta o volume das fezes, facilitando a evacuação das fezes e combatendo a prisão de ventre.

Ajuda a manter a saúde bucal
O óleo de coco é rico em ácido láurico, cujas propriedades antimicrobianas e antibacterianas podem contribuir para a manutenção da boa saúde bucal, prevenindo cáries, placas bacterianas e gengivites. Vale bochechar um pouco de óleo de coco e cuspi-lo, após escovar os dentes.

Veja também

Newsletter