Logo Folha de Pernambuco

EUA

Colapso de ponte em Baltimore pode levar a maior pagamento de seguro marítimo

Interrupção do tráfego de navios no porto também pode causar efeitos econômicos em cascata, principalmente em nível local

Ponte desaba em Baltimore, nos EUA, após colisão de navioPonte desaba em Baltimore, nos EUA, após colisão de navio - Foto: Reprodução/WBAL-TV

O colapso de uma ponte em Baltimore, nos Estados Unidos, depois que um cargueiro colidiu com a estrutura, pode resultar no maior pagamento de seguro marítimo já registrado, disse o presidente da seguradora britânica Lloyd's of London nesta quinta-feira (28).

"Está sendo percebida como uma perda muito substancial, potencialmente a maior perda marítima já segurada, embora não por fora dos parâmetros que planejamos", disse o principal executivo da empresa, Bruce Carnegie-Brown, à emissora americana CNBC.

"Estamos começando a mobilizar recursos antecipando que será um pedido muito substancial para a indústria", acrescentou.

Presume-se que seis trabalhadores morreram no incidente na ponte Francis Scott Key, que ocorreu nas primeiras horas de terça-feira.

A interrupção do tráfego de navios no porto de Baltimore pode causar efeitos econômicos em cascata, principalmente em nível local, alertam especialistas.

Baltimore é o maior porto de manipulação de veículos do país. Lá, são transportados automóveis e equipamentos agrícolas pesados, de acordo com o secretário de Transporte, Pete Buttigieg.

Diariamente, passam pelo porto mercadorias com valor entre 100 e 200 milhões de dólares (cerca de 500 milhões a 1 bilhão de reais).

Carnegie-Brown disse à CNBC que também haveria reivindicações pelo navio, pela carga e pela ponte, mas são os "impactos de segundo grau" que se tornariam substanciais e "levarão algum tempo para serem resolvidos".

Um grupo de trabalho do governo dos Estados Unidos que avalia as interrupções na cadeia de suprimentos se reuniu na quarta-feira para discutir os possíveis impactos nas cadeias de suprimentos regionais e nacionais, após o colapso da ponte, segundo um comunicado da Casa Branca.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter