Colisão entre ônibus e bicicleta deixa homem morto, em Beberibe, Zona Norte do Recife
Moradores do local reclamam de falta de sinalização
Uma colisão entre um ônibus e uma bicicleta deixou um homem morto, na manhã desta segunda-feira (16). O fato ocorreu no cruzamento das ruas Compositor Vinicius de Moraes e Uriel de Holanda, em Beberibe, Zona Norte do Recife, há cerca de 50 metros da Praça da Convenção.
Segundo testemunhas, o homem, que não foi identificado, ia no sentido Recife quando colidiu com o coletivo, da empresa Caxangá, que ia no sentido oposto. O porteiro Washington Araújo, de 38 anos, viu quando tudo aconteceu e se assustou com as cenas trágicas.
“Ele vinha no mesmo sentido que eu. Ao invés de ele [o ciclista] esperar o ônibus passar, avançou também”, afirmou.
Leia também
• Incêndio atinge apartamento em edifício na Zona Sul do Recife; veja vídeo
• Naufrágio: navio afunda no litoral de Pernambuco; cinco tripulantes estão desaparecidos
• Homem morre carbonizado em incêndio que atingiu cobertura de prédio no bairro de Boa Viagem
Washington disse ainda à reportagem da Folha de Pernambuco que a vítima trabalhava em uma granja, próximo de onde a tragédia aconteceu. O ciclista carregava uma sacola com coxas de galinha.
A dona de casa Vânia da Silva, 51, revela que não há educação de trânsito nem para os motoristas e pedestres que trafegam pelo local. Ela também disse sentir falta de sinalização semafórica no cruzamento.
“Aqui, infelizmente, ninguém respeita [as leis de trânsito]. Só dá prejuízo. Tem que morrer alguém para olharem para Beberibe. Falta sinalização e o resultado é esse aí”, disse ela, enquanto um ônibus entrava na rua Compositor Vinicius de Moraes, quase subindo na calçada onde era entrevistada.
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) informou, por meio de nota oficial, que o cruzamento da Praça da Convenção com a Rua Compositor Vinícius de Moraes possui infraestrutura cicloviária que faz parte do plano de manutenção de sinalização, iniciado na segunda quinzena de agosto deste ano.
A respeito da solicitação de um semáforo no local, a CTTU informou ainda que fará uma avaliação sobre a viabilidade de sua implantação. Confira a nota completa ao final desta reportagem.
Agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e da Polícia Militar de Pernambuco estão no local para orientar pedestres e motoristas e fazer a segurança do local, respectivamente.
O Instituto de Criminalística (IC) nem o Instituto de Medicina Legal (IML) compareceram ao local, até o fechamento da reportagem.
Com a palavra, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU):
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) informa que, na manhã de hoje (16), a Central de Operações recebeu chamado sobre o sinistros com vítima na Praça da Convenção, no bairro de Beberibe.
Segundo informações das equipes que estiveram no local, o sinistro ocorrereu entre ciclista e ônibus e a vítima foi a óbito no momento das colisão.
O cruzamento da Praça da Convenção com a Rua Compositor Vinícius de Moraes possui infraestrutura cicloviária que faz parte do plano de manutenção de sinalização, iniciado na segunda quinzena de agosto deste ano.
A respeito da solicitação de um semáforo no local, a CTTU informa que fará uma avaliação sobre a viabilidade de sua implantação.
A CTTU ressalta que o respeito à velocidade permitida pela via e às normas do CTB podem evitar que sinistros como esse levam as vítimas à óbito.
O órgão também ratifica que vem trabalhando junto aos motoristas das empresas de transporte coletivo em relação ao respeito aos ciclistas e normas de conduta previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).