Logo Folha de Pernambuco

COLISÃO

Colisão no Mar da China Meridional entre barco do governo filipino e Guarda Costeira chinesa

A Guarda Costeira chinesa respondeu que os navios filipinos "se aproximaram perigosamente" e "tentaram entrar nas águas territoriais chinesas perto da ilha de Huangyan"

As Filipinas disseram que a Guarda Costeira da China disparou canhões de água contra um navio do governo durante uma patrulha marítimaAs Filipinas disseram que a Guarda Costeira da China disparou canhões de água contra um navio do governo durante uma patrulha marítima - Foto: National Task Force for the West Philippine Sea (NTF-WPS)/AFP

O governo das Filipinas acusou nesta quarta-feira (4) um barco da Guarda Costeira da China de disparar um jato de água e atingir uma embarcação governamental perto do disputado atol de Scarborough, no Mar da China Meridional.

Pequim, que reivindica sua soberania sobre quase todo o Mar da China Meridional, respondeu que foi apenas um "exercício de controle (...) segundo a lei", porque os navios filipinos tentaram entrar em suas águas territoriais e "aproximaram-se perigosamente" de seus barcos de patrulha.

Um vídeo publicado pelas autoridades de Manila mostra o barco da Guarda Costeira chinesa batendo na lateral de um navio do departamento de pesca do governo filipino, cujos tripulantes gritam "colisão, colisão".

O navio chinês "disparou um canhão de água (...) direcionado contra as antenas de navegação do navio", afirmou o porta-voz da Guarda Costeira filipina, Jay Tarriela, em um comunicado.

Depois, "bateu intencionalmente na lateral" do navio governamental de Manila, antes de voltar a disparar com o canhão de água, acrescentou.

A Guarda Costeira chinesa respondeu que os navios filipinos "se aproximaram perigosamente" e "tentaram entrar nas águas territoriais chinesas perto da ilha de Huangyan", o nome que Pequim usa para o atol de Scarborough, afirmou o porta-voz Liu Dejun.

Veja também

ONU aprova cúpula para criar Estado palestino com oposição dos EUA
ONU

ONU aprova cúpula para criar Estado palestino com oposição dos EUA

Maioria dos municípios paulistas não estão preparados para calamidades
são paulo

Maioria dos municípios paulistas não estão preparados para calamidades

Newsletter