Logo Folha de Pernambuco

Drogas

Colômbia aplica primeiros golpes ao Clã do Golfo após fim da trégua

Governo havia concordado com um cessar-fogo bilateral

Presidente Gustavo Petro declarou guerra novamente por ataques contra a população civil e as forças públicasPresidente Gustavo Petro declarou guerra novamente por ataques contra a população civil e as forças públicas - Foto: Colombian Presidency/AFP

Os militares mataram dois membros do Clã del Golfo e capturaram um de seus líderes na retomada das operações ofensivas contra o cartel de drogas mais poderoso do país, informou o Exército nesta terça-feira (21).

O governo havia concordado com um cessar-fogo bilateral com essa organização desde 1º de janeiro, mas o presidente Gustavo Petro declarou guerra novamente, no domingo, por seus ataques contra a população civil e as forças públicas.

Na segunda-feira, as autoridades capturaram em Urabá (noroeste) "Andrés", suposto "coordenador de pistoleiros (...) deste grupo ilegal", detalhou o Exército em um comunicado.

"No sul [do departamento de] Bolívar (norte) tivemos um confronto" que deixou dois membros do clã mortos, disse o general Luis Ospina em um vídeo enviado para a imprensa.

"O compromisso das tropas (...) será continuar desenvolvendo as operações militares", disse o coronel Luis Cifuentes, oficial encarregado da Operação Cifuentes.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter