Logo Folha de Pernambuco
Chimpanzé

Colômbia envia seu último chimpanzé em cativeiro para santuário no Brasil

Yoko era o último grande primata vivendo em cativeiro na Colômbia

Colômbia envia seu último chimpanzé em cativeiro para santuário no BrasilColômbia envia seu último chimpanzé em cativeiro para santuário no Brasil - Foto: Raul Arboleda/AFP

A Colômbia iniciou, neste domingo (23), a transferência de seu último chimpanzé em cativeiro de um zoológico de Pereira para um santuário no Brasil para que conviva com outros símios, depois de quase dois anos de solidão após a morte, a tiros, de dois de seus companheiros.

Yoko, de 38 anos, 60 quilos e quase sem dentes pelos maus tratos que sofreu após ser comprado no mercado ilegal, viajará desta cidade na região cafeteira (centro-oeste) para Sorocaba, no interior de São Paulo.

A AFP acompanha o início de sua jornada, denominada "Operação Arca de Noé", na qual Yoko será acompanhado por seu veterinário.

Primeiro, uma aeronave da Força Aérea colombiana o levará até Bogotá. Em seguida, será transportado em um avião de carga até o Brasil, onde especialistas esperam que consiga ser aceito pelos outros primatas e se relacione com eles.

Yoko era o último grande primata vivendo em cativeiro na Colômbia.

Veja também

Newsletter