Logo Folha de Pernambuco

COP16

Colômbia lamenta ausência de Lula na COP16

O mandatário brasileiro sofreu uma queda no banheiro que o impediu de participar da cúpula do Brics esta semana na Rússia

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva Presidente Luiz Inácio Lula da Silva  - Foto: Ricardo Stuckert / PR

O governo da Colômbia lamentou, nesta quinta-feira (25), a ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na cúpula COP16 sobre biodiversidade que acontece na cidade colombiana de Cali até 1º de novembro.

O mandatário brasileiro sofreu uma queda no banheiro que o impediu de participar da cúpula do Brics esta semana na Rússia. Embora o governo colombiano contasse com sua presença no maior encontro das Nações Unidas sobre biodiversidade, a ministra do Ambiente, Susana Muhamad, informou sua ausência.

"É algo triste porque, de verdade, o Brasil tem sido um parceiro-chave da Colômbia (...) mas quero dizer a todos que a ministra (do Meio Ambiente do Brasil), Marina Silva, estará aqui", disse Muhamad à Blu Radio.

"É um fato infeliz", mas "nossa aliança segue muito forte e sabemos que o Brasil está nos apoiando muito", expressou a ministra.

Lula, que no próximo domingo fará 79 anos, foi internado no Hospital Sírio-Libanês de Brasília "depois de um acidente doméstico, com um ferimento corto-contuso" na nuca. Os médicos lhe aconselharam a evitar temporariamente "as viagens de avião de longa duração" e participou por videochamada da reunião do Brics.

"Não foi um cancelamento, pois ele (Lula ) nunca chegou a confirmar sua presença" na COP16, indicou uma fonte da presidência do Brasil consultada pela AFP. Os médicos do mandatário indicaram nesta sexta que ele está "estável" e "em condições de realizar sua rotina de trabalho em Brasília".

Brasil e Colômbia são dois dois países mais biodiversos do mundo e compartilham uma fronteira de 1.645 quilômetros na floresta amazônia. Embora o governo dos dois países mantenham boas relações, o Brasil vetou esta semana a entrada da Venezuela, aliado próximo do governo colombiano, do Brics.

Representantes de quase 200 países-membros da Conferência sobre Diversidade Biológica (CDB) se reúnem em Cali para dar prosseguimento às metas de proteção ambiental traçadas na COP15.

Veja também

Uruguai vota em segundo turno que pode levar à esquerda de volta ao poder
eleição

Uruguai vota em segundo turno que pode levar à esquerda de volta ao poder

Todos os hospitais de Gaza irão reduzir ou cessar atividades por falta de combustível
Guerra no oriente médio

Todos os hospitais de Gaza irão reduzir ou cessar atividades por falta de combustível

Newsletter