Frio recorde

Com 18,1ºC de mínima, Recife e Olinda registram menor temperatura em três anos

De acordo com a Apac, fenômeno foi causado por sistema frontal que agiu sobre parte do País nos últimos dias

Imagens de satélite mostram ação do sistema frontal sobre PernambucoImagens de satélite mostram ação do sistema frontal sobre Pernambuco - Foto: Divulgação/Apac

O sistema frontal que agiu sobre o Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte nos últimos dias chegou a Pernambuco e provoca a diminuição das temperaturas em todas as regiões do Estado, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). A ação do sistema meteorológico fez o Recife e Olinda registrarem temperatura mínima de 18,1ºC nesta terça-feira (25). É a menor temperatura marcada nas duas cidades desde junho de 2017, quando fez 17,9ºC.

De acordo com o meteorologista da Apac Tiago do Vale, o sistema frontal, que ocorre quando uma massa de ar fria invade regiões mais quentes e encontram uma massa mais quente, deve permanecer até, pelo menos, esta quarta-feira (26), no Estado. 

"O sistema frontal causou um bloqueio de nuvens no litoral pernambucano e fez que o vento ficasse fraco. Esse conjunto fez com que houvesse perda maior de calor para o espaço, o que permitiu que as temperaturas baixassem mais do que nos últimos dias", explicou o meteorologista.
 

Os 18,1ºC no Recife e em Olinda foram registrados às 5h pelas estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Apac nas duas cidades. "Esperamos que o sistema siga e a temperatura tende a seguir baixa, apesar do aumento de nuvens", acrescentou Tiago do Vale.

No Agreste, os termômetros podem chegar a mínimas de 13ºC e a 16ºC no Sertão. Na Zona da Mata e na Região Metropolitana do Recife, os termômetros devem registrar entre 17ºC e 29ºC. 

A menor temperatura já registrada no Recife foi de 15,0ºC, em agosto de 1985.

Veja também

Soldado dos EUA que entrou na Coreia do Norte se declara culpado de deserção
EUA

Soldado dos EUA que entrou na Coreia do Norte se declara culpado de deserção

Maduro pede a membros do governo que não aceitem eletrônicos de presente de Natal após ataques 
Maduro

Maduro pede a membros do governo que não aceitem eletrônicos de presente de Natal após ataques 

Newsletter