Logo Folha de Pernambuco

BRASIL

Com 58°C, Rio de Janeiro tem a maior sensação térmica já registrada, diz prefeitura

Antes, recorde da sensação mais alta desde que Alerta Rio começou a fazer a medição, em 2009, era de fevereiro de 2020 quando a capital marcou 55,4°C

Praia de IpanemaPraia de Ipanema - Foto: reprodução

Neste sábado, a cidade do Rio de Janeiro registrou uma sensação térmica de 58°C, às 15h, no bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste, segundo dados do sistema meteorológico da prefeitura, Alerta Rio. A marca não foi apenas a mais alta do verão até agora, como também de todos os anos desde que o órgão começou a fazer a medição, em 2009.

“A presença de ar quente em vários níveis da atmosfera, juntamente com a temperatura e umidade elevada em superfície, ocasionaram a sensação térmica na estação de Santa Cruz de 58°C. A sensação térmica é um cálculo realizado com variáveis meteorológicas medidas, para quantificação da temperatura que o corpo humano sente, de forma generalizada”, explica a meteorologista do Alerta Rio Juliana Hermsdorff, em comunicado.

A última vez que a capital carioca tinha superado os 55°C em sensação térmica tinha sido em 25 de fevereiro de 2020, também em Santa Cruz, quando marcou 55,4°C – recorde anterior da série histórica do Alerta Rio. Antes disso, a cidade estava há seis anos sem chegar aos 55°C, desde que a sensação foi registrada em Guaratiba no dia 21 de dezembro de 2014.
 

Em relação à temperatura, a capital registrou 41,1°C neste sábado, a mais alta da estação até agora. Antes, o recorde havia sido no último dia 15, quando o município marcou 40,3°C. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as marcas mais altas em que o Rio já chegou superaram 43 ºC.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter