Logo Folha de Pernambuco

guerra no oriente médio

Com abstenção dos EUA, ONU aprova resolução sobre cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza

EUA já tinham vetado três propostas anteriores que exigiam o fim dos combates no enclave

Palestinos deslocados fugindo da área próxima ao hospital al-Shifa chegam pela rodovia costeira ao campo de refugiados de Nuseirat, no centro da Faixa de GazaPalestinos deslocados fugindo da área próxima ao hospital al-Shifa chegam pela rodovia costeira ao campo de refugiados de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza - Foto: AFP

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou, nesta segunda-feira (25), o projeto de resolução para um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza. A votação ocorreu no mesmo dia em que Israel tem lançado mais uma ofensiva contra membros do grupo terrorista Hamas nos arredores de ao menos dois hospitais no enclave palestino. A ação tem gerado temores pelo destino dos pacientes, equipe médica e deslocados que estão abrigados nesses centros.

Na sexta-feira, uma resolução dos Estados Unidos sobre o assunto foi vetada pela Rússia e China. Os EUA já tinham vetado três propostas anteriores que exigiam o fim dos combates no enclave. Nas ocasiões, o argumento era o de que Israel tinha o direito de se defender após o ataque liderado pelo Hamas em 7 de outubro, e que as medidas poderiam interromper as negociações sobre os reféns.

Após a rejeição do texto dos EUA, fontes diplomáticas disseram que uma resolução alternativa elaborada por vários membros não permanentes do Conselho provavelmente seria submetida à votação. O documento, ao qual a AFP teve acesso, “exige um cessar-fogo humanitário imediato no Ramadã (mês sagrado muçulmano que teve início no último dia 10)” e a libertação imediata de todos os reféns.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter