Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Com antecipação da 2ª dose da AstraZeneca, Noronha terá 100% da população imunizada até agosto

Ilha deverá ser primeira localidade do Estado com todos os moradores protegidos contra o coronavírus

Vacinação contra a Covid-19 em Fernando de NoronhaVacinação contra a Covid-19 em Fernando de Noronha - Foto: Divulgação/Adm. de Fernando de Noronha

A antecipação da aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca para um intervalo de 60 dias fará com que Fernando de Noronha, em Pernambuco, alcance 100% de sua população imunizada em agosto.

Com isso, a ilha deverá ser a primeira localidade do Estado a ter todos os seus moradores protegidos contra o coronavírus.  Fernando de Noronha tem cerca de 4,7 mil habitantes, sendo 3,8 mil adultos.

A expectativa da Administração do arquipélago vem após o Governo do Estado autorizar essa mudança no prazo da segunda dose, antes de 90 dias. 

Em Noronha, cerca de 85% dos moradores receberam a vacina da AstraZeneca. Quem já tomou a primeira dose há 60 dias já pode ir ao posto de vacinação receber a segunda.

Até agora, o arquipélago tem 20% da população com o esquema vacinal completo contra o coronavírus, com duas doses.

Em junho, a ilha iniciou um mutirão para vacinação em massa com o envio de 1 mil doses da vacina da AstraZeneca feito pelo Governo do Estado. A aplicação da segunda dose estava programada para setembro e foi, portanto, antecipada para agosto com a redução no prazo.

“Nós vamos fazer igual à primeira fase. A semana toda, na quadra da Escola Arquipélago, vacinando esse grupo. A ideia é que nós cheguemos no final do mês de agosto com mais de 99% da nossa população imunizada em duas doses. É importante lembrar que a imunização efetiva se dá 28 dias após a segunda dose, então é necessário seguir o protocolo de uso de máscaras, higienização e distanciamento social”, diz Fernando Magalhães. 

De acordo com a Administração, menos de 1% dos moradores de Noronha ainda não recebeu nenhuma dose - aqueles que tiveram Covid-19 recentemente e estão esperando o tempo correto para se vacinar ou os moradores que não estão na ilha e irão receber o imunizante assim que retornarem. 

“Com mais gente imunizada, a taxa de transmissão (ou exposição) viral é diminuída consideravelmente. Isso vai dar mais segurança ao morador, mas também ao turista que entra na ilha todos os dias. Então, dessa forma, poderemos pensar em novas estratégias ”, destaca Fernando. 

Coronavírus em Fernando de Noronha
Os dados epidemiológicos mais recentes de Fernando de Noronha indicam um total de 717 casos de Covid-19, sendo 635 registrados na ilha e 82 importados, fora da ilha.

Desse total, 702 estão recuperados e cinco pacientes morreram. Há, segundo a Administração, 10 pacientes em quarentena na ilha, os casos considerados ainda ativos do coronavírus.

Flexibilização
Fernando de Noronha recebeu autorização do Governo de Pernambuco para realização de apresentações musicais, no modelo voz e violão. 

De acordo com a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, a medida foi tomada com base na taxa de imunização da população do arquipélago, que chegou em 99% para primeira dose e deve chegar em 50% para segunda dose já no fim de julho. 

"Estamos anunciando a retomada das apresentações musicais, da voz e violão no arquipélago de Fernando de Noronha, com restrições de horário, de 12h às 14h pelo dia, e, à noite, das 17h até as 21h, mas já é um avanço no sentido de contemplar o segmento artístico", comentou Ana Paula. 

Caixas de som de alta potência, festas e shows seguem não permitidos no arquipélago. 

Veja também

Newsletter