Logo Folha de Pernambuco

HEMOPE

Com atrações culturais, Hemope promove ação para reforçar o estoque de sangue durante o Carnaval

Abertura acontece nesta terça-feira (9), com nomes como Nena Queiroga, Ed Carlos e Nonô Germano confirmados

Campanha de doação de sangue do HemopeCampanha de doação de sangue do Hemope - Foto: Maria Eduarda Bione/Hemope

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) iniciou uma grande mobilização com o objetivo de reforçar o estoque de sangue para dar suporte durante o Carnaval. A abertura da campanha acontece nesta terça-feira (9), no 3º andar do Paço do Frevo, localizado no Bairro do Recife, área central, às 8h30. 

Durante o mês de janeiro, a sede do Hemope, localizada no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, deve receber diversas apresentações e atrações culturais. Na abertura, estão confirmados na festa o grupo lírico O Bonde; os cantores Getúlio Cavalcanti, Nena Queiroga, Ed Carlos e Nonô Germano; a troça Pitombeira dos Quatro Cantos; a Calunguinha e Luiz Adolpho (representante social do Homem da Meia Noite); Bloco Eu Acho é Pouco; Batutas de São José; e da Orquestra Henrique Dias.
 

 “Contamos com a solidariedade das pessoas na doação de sangue, sabendo que essa doação salva vidas e que temos enfrentado dificuldades na manutenção de um estoque adequado para atender a população, especialmente em épocas de maior risco, maior necessidade do uso de sangue como é o caso do carnaval. Precisamos reforçar o estoque para esses períodos. Lembrando a todos que prevenção e promoção na saúde é o mais importante, e que evitem se expor, mas no caso de precisar por algum caso de gravidade, precisamos estar prontos para atender”, explicou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

A idealização da campanha é fazer com que, durante todo o mês de janeiro, os pernambucanos possam ir às unidades do Hemope ou participar da ação através de coletas externas, com sete abertas ao público e duas exclusivas para funcionários de empresas parceiras.

A programação da mobilização segue após a terça. No dia 16, vários artistas locais reforçam a ação. No dia 23, o bloco "Enquanto isso na sala da justiça" possui apresentação marcada para levar super-heróis para o Hemocentro. 

Além disso, no dia 3 de fevereiro, o bloco "O Galo da Madrugada" faz participação na campanha. Para encerrar a ação, o Rei e a Rainha do Carnaval do Recife farão uma visita ao Hemope, no dia 6 de fevereiro, reforçando a importância da doação de sangue.

 “Os estoques de sangue do Hemope estão baixos e em épocas de festas precisamos reforçá-los, por isso, estamos com a equipe pronta para receber o doador, seja no Hemope de Recife, Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Salgueiro, Serra Talhada, Petrolina e Ouricuri,  ou nas coletas externas. Contamos com os doadores para encher nossas bolsas de sangue e assim atender a demanda da população nesse período”, reforçou a presidente do Hemope, Raquel Santana.

Coletas externas
As coletas abertas ao público ocorrem em Olinda, Vitória de Santo Antão e Gravatá. No Shopping Patteo Olinda, a ação acontece nos dias 12 e 13 de janeiro, no 4º andar, das 9h às 12h e das 13h às 16h. O bloco lírico Dama e Valetes participa da atividade do primeiro dia.

No Park Shopping Vitória, as coletas vão ser feitas nos dias 19 e 20 de janeiro, das 10h às 12h e de 13h às 14h30. Por fim, em Gravatá, no Agreste de Pernambuco, as atividades ocorrem na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, nos dias 26 e 27 de janeiro, das 9h às 12h e de 13h às 14h30.  

As coletas exclusivas dos cooperados ocorrem na empresa Chesf, no dia 23 de janeiro, no auditório, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h, e no município de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR), no dia 30 de Janeiro. Local e horários devem ser divulgados em breve. 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter