Com baixa cobertura vacinal, PCR amplia ações para tentar ampliar imunização contra a poliomielite
Capital pernambucana vacinou 51% das crianças até o momento. Meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% do público
Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal contra a poliomielite, que está em 51% na capital pernambucana - quando a meta é atingir 95% -, a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) amplia, a partir desta segunda-feira (17), a campanha de vacinação porta a porta, por meio de drive-thru itinerante.
A nova estratégia conta com o apoio do Detran e circulará até esta sexta-feira (21), por localidades específicas.
O primeiro bairro a receber o drive-thru foi o de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade, com posto de vacinação montado no Primeiro Jardim. O posto funcionará até as 16h. Na terça (18), a programação segue para Casa Forte, na Zona Norte do Recife. [Veja o calendário completo ao fim da matéria.]
Pela manhã, durante a presença da reportagem da Folha de Pernambuco no Primeiro Jardim, o posto itinerante registrou pouca movimentação. Segundo funcionárias que atuam na aplicação do imunizante, a vacinação porta a porta também obteve poucas adesões, resultando na vacinação de uma criança.
A vacina contra a poliomielite é aplicada em gotas e direcionada a crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade. O imunizante combate à paralisia infantil, doença erradicada no Brasil desde os anos 1990.
Leia também
• Brasil fica 30 pontos percentuais abaixo da meta de imunização contra polio
• Pólio: ameaça de reintrodução da doença no Brasil gera alerta
• Fernando de Noronha dispensa apresentação de certificado de vacina contra Covid-19 para visitantes
Como explica a coordenadora de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel, é importante que os pais ou responsáveis vacinem seus filhos, garantindo a saúde das crianças e evitando que a doença volte a circular na cidade e no país. Ela reforça que é preocupante o baixo índice de vacinação registrado até o momento.
"A gente começou a campanha desde o dia 9 agosto e até o momento a gente só está com 51% de cobertura vacinal. Isto é muito preocupante. Nas décadas de 1980 e 1990, até o começo dos anos 2020, a gente conseguia em um dia vacinar 95% ou mais das crianças. Ou seja, no sábado de vacinação a gente atingia a meta e graças a isso a gente conseguiu erradicar a pólio no Brasil", destacou.
"Agora, como as pessoas não estão vendo a doença, estão relaxando na vacinação. Elas ficam pensando 'para que eu vou vacinar se não tem a doença?'. Mas a gente precisa continuar vacinando porque ainda existe pólio no mundo. E enquanto existir pólio no mundo, é um risco do vírus voltar ao Brasil. Principalmente agora que as coberturas estão muito baixas", continuou.
A coordenadora também fez um apelo para que as famílias se conscientizem e garantam a vacinação das crianças. "É importante realmente que os pais tenham essa consciência e vacinem seus filhos. E tenham essa consciência que a gente está passando por uma situação grave em relação a pólio: o Brasil está sendo considerado um país de altíssimo risco para que o vírus volte. E a gente, com essas coberturas baixas, existe grande chance de ele voltar", apontou.
Para tentar ampliar a vacinação nesta segunda, quando se celebra o feriado do Dia dos Comerciários, as equipes da Prefeitura foram até a Praia de Boa Viagem, com o objetivo de encontrar crianças ainda não vacinadas e efetuar lá mesmo a aplicação. O pequeno Davi Gabriel, de 2 anos de idade, foi o primeiro a receber as gotinhas.
A mãe, Daniele Lima Silva, vendedora de 22 anos, aprovou a vacinação itinerante. "Achei ótimo. E ele fica vacinado contra a paralisia infantil, né? É muito importante", disse.
A psicóloga Anna Célia Vieira Carvalho, de 36 anos, também aproveitou a oportunidade para vacinar a pequena Anna Liz, de 4 anos.
"Eu achei bem interessante [a iniciativa] porque eu não imaginava que aqui na praia pudesse chegar uma campanha como essa. É importante cada pai vacinar para proteger seus filhos, seus familiares, toda a população. Porque é como a moça mesmo da vacina falou: quando está com uma baixa [na cobertura] tem um risco de que a doença se propague. Então, essa é a importância de que todo mundo se vacine e fique protegido", comentou.
Confira o cronograma da vacinação itinerante para os dias de 17 a 21 de outubro:
17/10 - 1º Jardim de Boa Viagem - Av. Boa Viagem, 1156/1220, Boa Viagem (9h às 16h)
18/10 - Praça de Casa Forte - próximo a Av. 17 de Agosto, Casa Forte (9h às 16h)
19/10 - Praça do Rosarinho - Av. Santos Dumont, Rosarinho (9h às 16h)
20/10 - Praça Euclides da Cunha - em frente à sede do Clube Internacional do Recife, Madalena (9h às 16h)
21/10 - Parque Dona Lindu - Av. Boa Viagem, s/n, Boa Viagem (9h às 16h)