Logo Folha de Pernambuco

Saúde

Com baixa procura, drive-thru para vacina contra poliomielite termina nesta quinta (12) no Recife

Cobertura, hoje em 55%, está longe da meta de imunizar 95% do público-alvo. Doses continuarão disponíveis nos 140 postos de saúde da Capital.

Vacina contra poliomielite é indicada para crianças de um a menos de 5 anosVacina contra poliomielite é indicada para crianças de um a menos de 5 anos - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Com uma procura muito abaixo do esperado, termina nesta quinta-feira (12) a imunização contra poliomielite por drive-thru, no Recife. A cobertura está longe da meta de 95% estipulada pelas autoridades sanitárias e, por isso, a vacina continuará sendo disponibilizada nos 140 postos da Capital.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até agora, apenas 55,3% do público-alvo - crianças de um a menos de cinco anos - foram imunizados.

“Já estamos com mais de um mês de campanha, desde 5 de outubro, e a gente está com uma cobertura tão baixa. A campanha já foi prorrogada e a gente ainda não atingiu a meta”, afirma a coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), Elizabeth Azoubel.

Conhecida como paralisia infantil, a doença viral pode manifestar sintomas leves, como tosse, mal-estar e febre, e, nos casos graves, compromete a musculatura e a coordenação motora.

“É preocupante [a baixa procura] porque ainda existem países com casos de poliomielite, o que é uma ameaça para que a doença volte, principalmente se não mantivermos as coberturas altas”, diz Azoubel. Segundo ela, o Ministério da Saúde repassou, no início da campanha, mais de 81 mil doses de vacina contra pólio.

Posto de vacinação contra pólio na avenida Agamenon Magalhães, no RecifePosto de vacinação contra pólio, na avenida Agamenon Magalhães, no Recife (Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco)

No posto de imunização por drive-thru, montado na avenida Agamenon Magalhães, no bairro de Santo Amaro, a movimentação neste último dia de serviço, disponível até 16h, estava muito tranquila. A dona de casa Kimbely Hervely da Silva, 25 anos, mora perto do local e aproveitou para levar a filha, Agatha Hadassa, que tem 4 anos e 10 meses.

“A vacina salva vidas. Eu fico mais tranquila dando todas as vacinas. Não adianta eu não dar e ela ficar doente. Eu acho muito importante”, comenta.

Além da poliomielite, estão sendo realizadas as campanhas de atualização da carteira de vacinação e da tríplice viral, que imuniza contra sarampo, rubéola e caxumba. A primeira é voltada para crianças e jovens de 0 a 15 anos incompletos e a segunda, para o público de 20 a 49 anos. A lista dos 140 postos de saúde pode ser consultada no site da Prefeitura do Recife.

 

Veja também

Newsletter