Logo Folha de Pernambuco

Vacinação

Com CoronaVac liberada para crianças, Pernambuco aguarda inclusão de vacina por Ministério da Saúde

Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que também não recebeu previsão sobre envio de novas doses ao Estado, que tem mais de 150 mil em estoques.

A vacina é a mesma utilizada atualmente na imunização de adultos, sem nenhum tipo de adaptação para uma versão pediátrica.A vacina é a mesma utilizada atualmente na imunização de adultos, sem nenhum tipo de adaptação para uma versão pediátrica. - Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

Com a CoronaVac liberada para aplicação em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, o Estado só aguarda o Ministério da Saúde incluir o imunizante no Plano Nacional de Operacionalização (PNO) para utilizar a vacina na imunização desse público em Pernambuco.

Nesta quinta-feira (20), o ministro Marcelo Queiroga disse que fará a inclusão depois que for publicada a íntegra da decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que autorizou o uso.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que, além de esperar a inserção da vacina no PNO, ainda não recebeu informações sobre o envio de novas doses do imunizante criado pela farmacêutica chinesa Sinovac e produzido no Brasil pelo Instituto Butantan (SP) ao Estado.

Na próxima segunda-feira (24), o Comitê Técnico Estadual que acompanha a vacinação vai se reunir com representantes dos municípios para definir as estratégias de imunização da faixa etária contemplada.

Em coletiva de imprensa na última quarta (19), o secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que, em todo o Estado, as prefeituras têm estoques com mais de 150 mil doses de CoronaVac, que deverão ser “revertidas” para a população pediátrica.

“Se não houver distribuição nova do Ministério [da Saúde], isso dá para 75 mil crianças, o que já é uma grande ajuda. Se houver distribuição adicional, poderemos vacinar 150 mil de imediato, o que dá uma avançada boa [na vacinação]”, projetou.

Vacina testada e segura
Diferentemente da vacina da Pfizer, que tem uma “versão” específica para crianças, para a CoronaVac, é utilizada a mesma dosagem aplicada nos adultos.

O representante da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) em Pernambuco, Eduardo Jorge da Fonseca, lembra que o imunizante passou por testes de eficácia e segurança. “O laboratório da CoronaVac fez estudos com três doses diferentes para ver, em criança, qual seria a melhor resposta. E a melhor resposta foi com a dose plena, usada em adulto. Ninguém precisa se preocupar”, diz.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter