Com direito a bolo, Recife recebe os parabéns pelos 486 anos
Festa simbólica aconteceu no Restaurante Popular Naíde Teodosio, localizado no bairro de Santo Amaro, na área central da cidade
O domingo (12) é de festa na capital pernambucana. Celebrando 486 anos, o Recife comemorou a data com direito a parabéns e bolo de aniversário.
A festa aconteceu no Restaurante Popular Naíde Teodosio, localizado no bairro de Santo Amaro, na área central da cidade. Após o canto de parabéns, fatias do bolo foram distribuídas entre a população.
O prefeito do Recife, João Campos, celebrou o dia especial. “É uma alegria imensa ser prefeito do Recife e cuidar da nossa cidade, cuidar da nossa gente. Quem é recifense sabe, é a mais bonita, a maior. Hoje é um dia muito especial, aniversário de 486 anos”, disse.
Após os parabéns, o prefeito entregou o primeiro pedaço do bolo à auxiliar de cozinha Lidiane Maria dos Santos, de 36 anos, que atua na prefeitura desde 2019. “Eu vou dar a primeira fatia a Lidiane, que é a cozinheira mais antiga do nosso restaurante popular”, comentou João Campos.
Emocionada, a auxiliar de cozinha agradeceu a homenagem. “É muita emoção, porque desde o começo que eu estou aqui. Desejo muita paz ao Recife e que o povo tenha amor uns pelos outros”, disse.
Para celebrar a festa, foram produzidos 200 kg de bolo e distribuídas duas mil fatias. O eletricista Cristiano de Andrade, de 65 anos, aprovou o aniversário e destacou seu amor pelo Recife.
“Minha terra que eu tanto amo é o Recife. Para mim, só tem esse estado mesmo, Pernambuco, e essa cidade, Recife”, contou.
Ele estava vestido com uma camisa e usava um boné cujos modelos eram a bandeira de Pernambuco. “Eu fico emocionado em estar comemorando o aniversário aqui, porque é uma terra que eu amo muito”, pontuou.
Leia também
• Recife e Olinda: cidades-irmãs celebram, juntas, arte e história
• Olinda e Recife: uma história de resistências, encontros e desencontros
• "Olha! Recife": projeto celebra a capital com roteiros que contam a história da cidade
Durante a comemoração, Campos destacou, ainda, que as celebrações deste domingo marcam o início de novas obras na área da educação e a entrega de quiosques na orla de Boa Viagem, entre outras ações.
“Hoje é um dia especial, os 486 anos, e a gente começou logo cedo fazendo a entrega de todos os quiosques da Avenida Boa Viagem, anunciando também a partir do próximo mês a requalificação de todos os banheiros e a duplicação disso", ressaltou.
"E depois a gente fez o maior ato da história da cidade de construção de vagas para a educação infantil. São 1.300 vagas que foram autorizadas hoje e as obras já começam a partir de amanhã em dez escolas. Cinco novas que serão criadas, cinco novas creches, e cinco que serão ampliadas de forma simultânea. É a maior expansão feita de forma unificada da história da cidade”, frisou.
Também estiveram na cerimônia a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, e o presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Marcelo Canuto.