Aniversário do Recife

Com direito a bolo, Recife recebe os parabéns pelos 486 anos

Festa simbólica aconteceu no Restaurante Popular Naíde Teodosio, localizado no bairro de Santo Amaro, na área central da cidade

Aniversário do RecifeAniversário do Recife - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

O domingo (12) é de festa na capital pernambucana. Celebrando 486 anos, o Recife comemorou a data com direito a parabéns e bolo de aniversário

A festa aconteceu no Restaurante Popular Naíde Teodosio, localizado no bairro de Santo Amaro, na área central da cidade. Após o canto de parabéns, fatias do bolo foram distribuídas entre a população. 

O prefeito do Recife, João Campos, celebrou o dia especial. “É uma alegria imensa ser prefeito do Recife e cuidar da nossa cidade, cuidar da nossa gente. Quem é recifense sabe, é a mais bonita, a maior. Hoje é um dia muito especial, aniversário de 486 anos”, disse.

Após os parabéns, o prefeito entregou o primeiro pedaço do bolo à auxiliar de cozinha Lidiane Maria dos Santos, de 36 anos, que atua na prefeitura desde 2019. “Eu vou dar a primeira fatia a Lidiane, que é a cozinheira mais antiga do nosso restaurante popular”, comentou João Campos.

Emocionada, a auxiliar de cozinha agradeceu a homenagem. “É muita emoção, porque desde o começo que eu estou aqui. Desejo muita paz ao Recife e que o povo tenha amor uns pelos outros”, disse.

Para celebrar a festa, foram produzidos 200 kg de bolo e distribuídas duas mil fatias. O eletricista Cristiano de Andrade, de 65 anos, aprovou o aniversário e destacou seu amor pelo Recife.

“Minha terra que eu tanto amo é o Recife. Para mim, só tem esse estado mesmo, Pernambuco, e essa cidade, Recife”, contou.

Ele estava vestido com uma camisa e usava um boné cujos modelos eram a bandeira de Pernambuco. “Eu fico emocionado em estar comemorando o aniversário aqui, porque é uma terra que eu amo muito”, pontuou.

Durante a comemoração, Campos destacou, ainda, que as celebrações deste domingo marcam o início de novas obras na área da educação e a entrega de quiosques na orla de Boa Viagem, entre outras ações. 

“Hoje é um dia especial, os 486 anos, e a gente começou logo cedo fazendo a entrega de todos os quiosques da Avenida Boa Viagem, anunciando também a partir do próximo mês a requalificação de todos os banheiros e a duplicação disso", ressaltou.

"E depois a gente fez o maior ato da história da cidade de construção de vagas para a educação infantil. São 1.300 vagas que foram autorizadas hoje e as obras já começam a partir de amanhã em dez escolas. Cinco novas que serão criadas, cinco novas creches, e cinco que serão ampliadas de forma simultânea. É a maior expansão feita de forma unificada da história da cidade”, frisou.

Também estiveram na cerimônia a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, e o presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Marcelo Canuto.

Veja também

Em estados-chave, Trump aquece campanha e Harris se prepara para debate
EUA

Em estados-chave, Trump aquece campanha e Harris se prepara para debate

Habeas corpus de Deolane Bezerra não foi julgado; ela continua presa
Justiça

Habeas corpus de Deolane Bezerra não foi julgado; ela continua presa, diz advogado

Newsletter