Logo Folha de Pernambuco

PERNAMBUCO

Com dois viveiros, Compesa irá doar mudas para o programa Plantar Juntos

Viveiros ficam em Bonito e em Santa Cruz do Capibaribe

Com dois viveiros, Compesa irá doar mudas para o programa Plantar JuntosCom dois viveiros, Compesa irá doar mudas para o programa Plantar Juntos - Foto: Aluísio Moreira/divulgação

Com dois viveiros de plantas, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) irá doar mudas para Plantar Juntos, iniciativa estadual de reflorestamento dos dois principais biomas de Pernambuco, a Mata Atlântica e a Caatinga.

A meta do Plantar Juntos é o plantio de 4 milhões de árvores até 2026, e o programa está em execução pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha. 

Os viveiros da Compesa estão em Bonito e em Santa Cruz do Capibaribe, ambos no Agreste.

O viveiro de Bonito tem capacidade de produzir 100 mil mudas florestais nativas e plantas ornamentais por ano, enquanto o de Santa Cruz do Capibaribe, 50 mil.

O termo de adesão da Compesa à rede Plantar Juntos de Reflorestamento de Pernambuco foi assinado nesta sexta-feira (23) pelo presidente da Compesa, Alex Campos, e pela secretária de Meio Ambiente, Ana Luíza Ferreira, na sede do viveiro de Bonito.

O local fica ao lado da barragem do Prata, manancial responsável pelo abastecimento de água de cidades do Agreste, entre elas, Caruaru. 

Além da assinatura do termo de adesão ao programa, o presidente Alex Campos e a secretária Ana Luíza conheceram o cultivo das mudas e plantaram árvores no local, ao lado do diretor de Engenharia e Sustentabilidade, Douglas Nóbrega e de técnicos das duas instituições.

"Os dois viveiros estão estruturados, mas, por orientação da governadora Raquel Lyra, iremos ampliar a nossa capacidade de produção para que a empresa possa se integrar aos esforços do governo nas suas políticas socioambientais e, assim, colaborar com um considerável contingente de mudas para o programa”, afirmou o presidente da Compesa, Alex Campos. 

Segundo o presidente da Compesa, o Programa Florestar, no qual os viveiros estão abrigados, já desenvolve um trabalho socioambiental importante, dialogando com vários setores da sociedade, como professores, estudantes, agentes públicos, organizações sociais e comunidades, que se envolvem no trabalho de conscientização e preservação da natureza.

Para Ana Luíza Ferreira, secretária estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, o apoio da Compesa ao programa será fundamental para se atingir as metas estabelecidas pela governadora Raquel Lyra.

Aplicativo Plantar Juntos 
Durante o evento de assinatura, a secretária Ana Luiza Ferreira catalogou as árvores plantadas no viveiro de Bonito no aplicativo do programa Plantar Juntos, desenvolvido mediante convênio entre a Semas-PE e a Universidade de Pernambuco (UPE).

O dispositivo é gratuito e pode ser baixado na Play Store e App Store. Após o cadastro, que é simples com nome e e-mail, o usuário pode inserir no aplicativo a sua muda.

Ele também pode escolher a espécie que está plantando, tirar uma foto da muda e dar um nome a ela, podendo até dedicá-la a alguém. Após o registro do plantio, é gerada uma certidão de nascimento da planta. Posteriormente, o aplicativo enviará mensagens ao usuário, solicitando atualização do status da árvore que foi plantada.

A ideia da Semas é que a secretaria possa acompanhar a evolução das espécies plantadas, monitorar a localidade e as condições da vegetação

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter