Doação de sangue

Com estoque de sangue em baixa, Shopping Guararapes e Hemope realizam nova campanha de doação

Hemope necessita de doação de todos os tipos sanguíneos, mas principalmente A-, A+, B+, O- E O+

Doação de sangueDoação de sangue - Foto: Divulgação

Por causa da pandemia de Covid-19, o estoque de sangue da Fundação de Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) teve uma queda de cerca de 50% nos últimos meses. Para buscar melhorar o quadro, o banco de sangue se une ao Shopping Guararapes para mais uma campanha de doação, desta quinta-feira (19) a sábado (21).

A ação será a terceira este ano no mall, localizado em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR). 

O público poderá doar nos três dias, das 10h às 12h e das 13h30 às 16h, em espaço montado no corredor das Lojas Americanas. Na última ação no Guararapes, realizada em agosto, 113 pessoas doaram sangue.

O Hemope necessita de doação de todos os tipos sanguíneos, mas principalmente A-, A+, B+, O- E O+

Critérios
Para doar, os interessados devem ter entre 16 e 69 anos e 11 meses (sendo a primeira doação até 59 anos e 11 meses). Os menores de idade precisam estar acompanhados dos seus responsáveis. 

Outras recomendações para doação são ter boa alimentação no dia, evitando gorduras; pesar acima dos 50 kg; não doar em jejum; não ultrapassar o tempo de três horas entre a refeição e a doação, e ter dormido, no mínimo, seis horas. 

As demais condições gerais para realizar a doação podem ser conferidas no site oficial do Hemope.

É preciso ainda portar documento de identificação original, legível e com foto. O doador pode levar Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe, carteira de identidade e CNH digital (aplicativo oficial).

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter