Logo Folha de Pernambuco

Doação de sangue

Com estoque do Hemope em baixa, jogo estimula a doação de sangue

O jogo foca em informações sobre os hemocentros, os locais de doação de sangue, além de instruções sobre os tipos de sangue e suas compatibilidades

Hemope segue em busca de reforço para abastecer os estoques de sangueHemope segue em busca de reforço para abastecer os estoques de sangue - Foto: Miva Filho/SES-PE

Desde o começo da pandemia de Covid-19, as doações de sangue caíram bastante em Pernambuco. Agora, no mês de agosto, o estoque sanguíneo do Hemope está crítico para quase todas as tipagens sanguíneas, e a busca por doações cresce.
 
Como forma de incentivar que essas doações aconteçam, o Cakeroll Game Lab — projeto incubado no SoftexRecife — em parceria com o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) e o Lócus de Inovação de Garanhuns, desenvolveu um jogo que estimula a doação. Chamado Blood Help, o jogo foca em informações sobre os hemocentros, os locais de doação de sangue, além de instruções sobre os tipos de sangue e suas compatibilidades.


 
No game, os jogadores têm a oportunidade de se transformarem em doadores de sangue. Para isso, é preciso saber e conhecer os tipos de sangue para conseguir doar sem prejudicar os pacientes que precisam urgentemente da doação. A ideia é que o jogador possa aprender sobre o fluxo de doação de sangue, bem como os tipos de sangue e suas compatibilidades.
 
Segundo o coordenador da Cakeroll Game Lab, Ivaldir Junior, “o foco foi criar um jogo lúdico, apresentando desde o processo de doação de sangue através de quadrinhos. Além disso, quando o jogador passa de fase, ele ganha algumas moedas fictícias, e é com essas moedas que ele pode reconstruir a sala de hemocentro”, explicou Ivaldir. O jogo tem também um quiz que auxilia o jogador sobre algumas curiosidades inerentes a doação de sangue, como informações para quem tem interesse em doar. “Tem um mapa com os principais hemocentros, o objetivo é atingir o máximo possível de pessoas, não se limitando apenas ao público infanto-juvenil”, emendou o coordenador.

O Blood Help está disponível para download no Google Play. Qualquer pessoa pode de forma prática, baixar o jogo, basta clicar aqui para realizar o download.  No Instagram da Cake Roll, o usuário pode seguir e acompanhar as novidades e atualizações dos jogos.
 
Veja o que é preciso para doar sangue no Hemope:

- Ter entre 16 e 69 anos (desde que tenha começado a doar antes dos 60 anos; menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais os responsáveis legais), 
- Pesar mais de 50kg
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
- Estar bem alimentado
- Portar documento original com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social), doe sangue e salve vidas.
 
O Hemope fica localizado na  R. Joaquim Nabuco, 171, no bairro das Graças, no Recife, e funciona de segunda a sexta-feira, das 07h15 às 18h30. Para mais informações, o telefone é (81) 3182-4600.

Veja também

Corte da Bolívia se recusa a julgar ex-presidente Áñez por 'golpe' contra Evo Morales
BOLÍVIA

Corte da Bolívia se recusa a julgar ex-presidente Áñez por 'golpe' contra Evo Morales

Vice-presidente do Quênia é destituído em meio à disputa política
MUNDO

Vice-presidente do Quênia é destituído em meio à disputa política

Newsletter