Logo Folha de Pernambuco

Doação de sangue

Com estoque do Hemope em baixa, jogo estimula a doação de sangue

O jogo foca em informações sobre os hemocentros, os locais de doação de sangue, além de instruções sobre os tipos de sangue e suas compatibilidades

Hemope segue em busca de reforço para abastecer os estoques de sangueHemope segue em busca de reforço para abastecer os estoques de sangue - Foto: Miva Filho/SES-PE

Desde o começo da pandemia de Covid-19, as doações de sangue caíram bastante em Pernambuco. Agora, no mês de agosto, o estoque sanguíneo do Hemope está crítico para quase todas as tipagens sanguíneas, e a busca por doações cresce.
 
Como forma de incentivar que essas doações aconteçam, o Cakeroll Game Lab — projeto incubado no SoftexRecife — em parceria com o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) e o Lócus de Inovação de Garanhuns, desenvolveu um jogo que estimula a doação. Chamado Blood Help, o jogo foca em informações sobre os hemocentros, os locais de doação de sangue, além de instruções sobre os tipos de sangue e suas compatibilidades.


 
No game, os jogadores têm a oportunidade de se transformarem em doadores de sangue. Para isso, é preciso saber e conhecer os tipos de sangue para conseguir doar sem prejudicar os pacientes que precisam urgentemente da doação. A ideia é que o jogador possa aprender sobre o fluxo de doação de sangue, bem como os tipos de sangue e suas compatibilidades.
 
Segundo o coordenador da Cakeroll Game Lab, Ivaldir Junior, “o foco foi criar um jogo lúdico, apresentando desde o processo de doação de sangue através de quadrinhos. Além disso, quando o jogador passa de fase, ele ganha algumas moedas fictícias, e é com essas moedas que ele pode reconstruir a sala de hemocentro”, explicou Ivaldir. O jogo tem também um quiz que auxilia o jogador sobre algumas curiosidades inerentes a doação de sangue, como informações para quem tem interesse em doar. “Tem um mapa com os principais hemocentros, o objetivo é atingir o máximo possível de pessoas, não se limitando apenas ao público infanto-juvenil”, emendou o coordenador.

O Blood Help está disponível para download no Google Play. Qualquer pessoa pode de forma prática, baixar o jogo, basta clicar aqui para realizar o download.  No Instagram da Cake Roll, o usuário pode seguir e acompanhar as novidades e atualizações dos jogos.
 
Veja o que é preciso para doar sangue no Hemope:

- Ter entre 16 e 69 anos (desde que tenha começado a doar antes dos 60 anos; menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais os responsáveis legais), 
- Pesar mais de 50kg
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
- Estar bem alimentado
- Portar documento original com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social), doe sangue e salve vidas.
 
O Hemope fica localizado na  R. Joaquim Nabuco, 171, no bairro das Graças, no Recife, e funciona de segunda a sexta-feira, das 07h15 às 18h30. Para mais informações, o telefone é (81) 3182-4600.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter