Logo Folha de Pernambuco

PERNAMBUCO

Com festa, Hemope inicia Campanha de São João por aumento no número de doações

Segundo o Hemope, o estoque de sangue está crítico nos tipos O-, A-, B-, O+, A+ e B+

Hemope inicia Campanha de São João por aumento no número de doaçõesHemope inicia Campanha de São João por aumento no número de doações - Foto: Arthur de Souza/ Folha de Pernambuco

Com o intuito de aumentar o número de doações de sangue no Recife, o Hemope dá início, nesta quinta-feira (1º), à campanha “Pernambucano de coração curte o São João e não esquece sua doação”. Para a abertura da campanha, a instituição promoveu um evento festivo no com quadrilhas juninas e apresentações musicais. 

Segundo o Hemope, o estoque de sangue está crítico nos tipos O-, A-, B-, O+, A+ e B+. A campanha, que explora a temática das festas juninas, tem como objetivo incrementar as doações em cerca de 30%, o equivalente a cem bolsas de sangue a mais por dia, para garantir estoque a fim de atender a demanda transfusional das Unidades Hospitalares. 

No Hemocentro Recife, no Bairro das Graças, Zona Norte da capital pernambucana, uma festa marcou o início da campanha na manhã desta quinta (1º). O evento contou com apresentações da Quadrilha Junina Raio de Sol e dos cantores Cirlene Menezes, Amauri Nascimento e Cesar Amaral.

Para Jô Gomes, supervisora de captação do Hemope, a campanha visa chamar a atenção de pessoas que ainda não são engajadas nas doações de sangue. "É um São João solidário. A gente busca lembrar à população que a festa está acontecendo, já começou em todo o estado, e que precisamos, nesse período, manter os estoques de sangue para os hospitais, para as principais emergências e para pacientes crônicos que necessitam do sangue em seus tratamentos", disse. 

A estratégia de associar uma das principais manifestações culturais de Pernambuco ao apelo por doações, segundo o cantor Amauri Nascimento, que participou da ação, é uma decisão acertada da Fundação Hemope. "A gente precisa ter mais estoque de sangue. Não sabemos o dia de amanhã; em algum momento um amigo nosso, algum familiar, ou nós mesmos podemos precisar, entãio é muito importante. Me sinto feliz em estar envolvido com essa causa", comentou o artista.
 

O assistente administrativo Gerson de Sousa, 53, compareceu à sede do Hemope nesta quinta (1º) para doar sangue pela primeira vez. A ideia inicial, segundo ele, é ajudar um amigo que precisa de doações; no entanto, Gerson admite que deve seguir doando. "Vou continuar doando. Essas ações, como a do São João, são muito boas para convencer as pessoas que doar sangue é importante", afirmou. 

Como doar
De acordo com o Hemope, os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos (neste último caso, desde que tenham começado a doar antes dos 60 anos), além de boas condições de saúde, pesando mais de 50 kg. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais); pesar mais de 50kg.

Ainda, é preciso estar com o sono em dia (tendo dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas), estar alimentado e portar documento com foto (Carteira de Identidade; Carteira Nacional de Habilitação; Cartão de Identidade de Profissional Liberal; ou Carteira de Trabalho e Previdência Social).

O Hemope funciona de segunda a sábado, das 7h15 às 18h30, inclusive em feriados.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter