Logo Folha de Pernambuco

Chuvas em Pernambuco

Com junho chegando, próximas semanas serão de chuva e tempo nublado em Pernambuco, afirma Apac

Acumulado de precipitações em junho deve ficar em torno de 300 mm somente no Litoral

Chuvas no RecifeChuvas no Recife - Foto: Marconi Meireles/Folha de Pernambuco

Os dias de céu nublado e de chuvas de fraca a moderada serão constantes a partir das próximas semanas. Isso porque o mês de junho se aproxima e, com ele, a previsão é de que o acumulado mensal de precipitações fique em torno de 300 mm somente no Litoral.

De acordo com o meteorologista Roni Guedes, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o volume esperado está dentro da média para o período. Para o mês de junho, há ainda a expectativa de que chova uma média de 230 mm nas Zonas da Mata Norte e Sul e 120 mm no Agreste. 

"Junho é o mês mais chuvoso nas três regiões. A chuva vai seguir o padrão normal a partir desta semana. Em média, chove em torno de 18 dias no mês de junho. Desses 18, uns três ou quatro dias são mais significativos e precisam de monitoramento", informou Roni Guedes.

O meteorologista explicou que o fenômeno mais frequente neste período chuvoso, que vai até o mês de agosto, é o Onda de Leste, responsável por provocar chuvas principalmente no Litoral. Durante atuação do sistema, as temperaturas tendem a diminuir, voltando ao normal somente em setembro.

"Estamos entrando no padrão normal de inverno. Dificilmente, vai voltar aquelas situações de céu claro, sem nebulosidade, com temperaturas aquecidas. A tendência, agora, é que o tempo fique mais nublado, com chuvas, principalmente, nas madrugadas e nas primeiras horas da manhã", informou Roni Guedes.


O especialista alerta que, no período, devido às constantes chuvas, os solos ficam encharcados e que é preciso estar atento às áreas vulneráveis de morros.

Nesse último fim de semana, a Região Metropolitana do Recife e a Mata Sul registraram chuvas com intensidade de fraca a forte, devido a um sistema vindo de Alagoas, que trouxe nuvens carregadas e precipitações mais intensas para algumas regiões de Pernambuco e Sergipe

"A gente tinha um sistema atuando forte em Alagoas, com chuvas acima dos 200 mm lá. É o resquício de frente fria, que provoca um canal de umidade e leva nebulosidade para as regiões. Com a chegada desse sistema, o tempo ficou nublado e com muito vento, com isso, a sensação de frio", informou o meteorologista.

Devido ao avanço do fenômeno para a Região Metropolitana do Recife, Mata Sul e Agreste, a Apac chegou a emitir, no sábado (21), um aviso meteorológico válido por 24 horas. Em Jaboatão dos Guararapes, o bairro de Barra de Jangada contabilizou, no período, 63,16 mm.

"Agora, o sistema desceu, voltando para Alagoas. Está chovendo na divisa de Alagoas com Sergipe. Mas devemos ter chuvas durante toda a semana em Pernambuco, com tendência de fraca a moderada, ou seja, abaixo de 30 mm", informou o meteorologista Roni Guedes.

Veja também

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels
Estados Unidos

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia
míssil

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia

Newsletter