Com liberação do comércio, trabalhadores voltam às praias do Recife
Barraqueiros e comerciantes de praia podem voltar ao trabalho de segunda a sexta-feira das 9h às 16h, dentro da faixa de areia, desde que obedecidos os protocolos sanitários
Cleiton Chaves, comerciante de caldinho na praia de Boa Viagem há sete anos, está satisfeito com o retorno ao trabalho nesta segunda-feira (26), primeiro dia de liberação do comércio nas praias de Pernambuco, dentro da nova etapa de flexibilização das medidas restritivas contra a Covid-19. “Melhor do que ficar sem fazer nada. Dá para ganhar alguma coisa”, comemora ele.
Dentro do plano de flexibilização do Governo do Estado, barraqueiros e comerciantes de praia podem voltar ao trabalho de segunda a sexta-feira das 9h às 16h, dentro da faixa de areia, desde que obedecidos os protocolos sanitários.
Já nos fins de semana e feriados, esse tipo de comércio segue fechado, fato que para Adeildo ‘Pirata’, vendedor de cocos e bebidas em Boa Viagem, vai trazer prejuízo.
Leia também
• Domingo de pré-flexibilização do comércio de praia registra movimentação intensa na orla do Recife
• Comércio nas praias de Pernambuco está permitido a partir de segunda-feira (26)
• Poucos banhistas no primeiro dia de reabertura nas praias do Recife
“Todo mundo sabe que o movimento pra gente é no sábado e no domingo. Durante a semana e nesse tempo, entra pouco dinheiro, a procura é baixa. Eu sigo tudo corretamente, venho de máscara e trago álcool. Sempre fiz isso”, garantiu.
Assim como Adeildo, José Carlos, vendedor de picolé, também não está satisfeito com a abertura do comércio na praia só de segunda a sexta-feira já que, segundo ele, é no final de semana que ele consegue uma renda melhor.
“Dia de semana acontece de sair da praia com cinquenta reais no bolso. Dia de domingo eu chego a tirar trezentos reais. Tenho uma filha de cinco anos que depende dessa minha renda”, protesta.
Novo decreto
O decreto de flexibilização do Governo do Estado passou a valer nesta segunda-feira e trouxe, além da liberação do comércio de praia de segunda a sexta-feira, acesso a calçadões, ciclofaixas, parques e praças em Pernambuco, desde que sem aglomeração. A proibição de som segue com antes.
Já a realização de celebrações religiosas em igrejas e templo foram liberadas, desde que sem aglomeração, em uma hora a mais nos finais de semana e feriados, agora das 5h às 18h. De segunda a sexta-feira, segue o horário das 5h às 20h.