Logo Folha de Pernambuco

Brincadeira com segurança

Com maior intensidade de ventos, Celpe alerta para risco de pipas próximo à rede elétrica

Só em 2021, as pipas foram responsáveis por 107 interrupções de energia em Pernambuco

PipaPipa - Foto: Pixabay

Julho é, historicamente, o início da temporada na qual são registrados ventos de maior intensidade em Pernambuco. Junto com o período de férias escolares, é o cenário perfeito para as brincadeiras com pipas.

No entanto essa distração pode virar dor de cabeça, especialmente se ocorrer próximo à rede elétrica. Para se ter uma ideia, somente neste ano, as pipas foram responsáveis por 107 interrupções no fornecimento de energia em todo o Estado. Isso significa que milhares de pessoas foram diretamente impactadas.

Para evitar novas interrupções e até mesmo acidentes envolvendo a rede de distribuição, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) reforça o alerta para os riscos de se empinar pipa próximo aos fios de energia.

O perigo é acentuado pelo uso do cerol aplicado à linha, que se torna um condutor por conter raspas de vidro e pó metálico adicionado à cola.

O produto aumenta o risco de choque elétrico. Por ser condutor de energia, o cerol acaba energizando a linha em contato com a rede elétrica.

As pipas também, ao se enroscarem nos fios elétricos, podem provocar curto-circuito, ocasionando, inclusive, o rompimento de cabos.

Pipas danificam a rede elétrica e podem provocar desligamento do fornecimentoFoto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Para que não haja riscos à segurança de quem brinca e nem interrupção no fornecimento de energia, alguns cuidados precisam ser adotados.

O principal deles é nunca empinar pipas próximo à rede de distribuição. O ideal é que a brincadeira aconteça em locais como praias e campos. O uso de adereços metálicos também é extremamente perigoso e deve ser evitado, por serem outros condutores de energia.

PipaIdeal é brincar longe de fiações. Foto: Pixabay

A Celpe adverte que, em caso de pipas presas em postes ou na fiação, as pessoas jamais devem tentar retirá-las. Apenas profissionais da Celpe estão devidamente autorizados e capacitados para se aproximar da rede elétrica.

A empresa também adverte que é terminantemente proibido entrar em subestações de energia. O acesso a esses locais é restrito e extremamente perigoso.

Dicas para prevenir acidentes com pipas:

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter