BUSCA PELA PAZ

Com mensagem de solidariedade, Obra de Maria promove Pentecostes da Paz em Assis, na Itália

A expectativa é reunir cerca de 1.500 lideranças religiosas católicas do Brasil e do mundo, entre sábado (18) e domingo (19)

Comunidade Obra de Maria realiza 12ª edição do Congresso Internacional de Pentecostes da Paz neste fim de semanaComunidade Obra de Maria realiza 12ª edição do Congresso Internacional de Pentecostes da Paz neste fim de semana - Foto: Eduardo Tumajan/Divulgação

A Comunidade Católica Obra de Maria, com sede em Pernambuco,  promove, entre sábado (18) e domingo (19), a 12ª edição do Congresso Internacional de Pentecostes da Paz, na cidade de Assis, na Itália. A expectativa é reunir cerca de 1.500 lideranças religiosas católicas do Brasil e do mundo. 

O evento acontece tradicionalmente na Terra Santa, em Jerusalém e Belém, mas precisou ser remarcado para Assis por conta dos conflitos entre Israel e Hamas na região da Faixa de Gaza, território palestino. 

"Assis é a cidade da Paz. Jesus disse: 'Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. No mundo, teremos aflições, conflitos, mas tenham coragem porque eu venci'. Em Assis, São Francisco sempre plantou a paz. Ele era o instrumento da paz. Inclusive, no tempo da guerra, das cruzadas, enquanto todo mundo entrava em Jerusalém com as espadas, ele chegou com a cruz. Até hoje, os franciscanos estão presentes em todos os lugares da Terra Santa”, explicou o fundador da Obra de Maria, Gilberto Barbosa.

Participações ilustres
O congresso contará com a participação de grandes lideranças católicas, como frei Gilson e irmã Kelly Patrícia. Além disso, está confirmada a presença de padres-cantores como Reginaldo Manzotti e Fábio de Melo

Além das atividades no congresso, os participantes terão a oportunidade de realizar um tour por Assis, município com 28 mil habitantes, conhecendo sua rica história religiosa e cultural. Os fiéis também poderão conhecer as cidades italianas de Cássia, San Giovanni Rotondo (Terra de Padre Pio), Lanciano e Rivotorto. Na última edição, o evento reuniu cerca 2.800 pessoas, entre religiosos e católicos em peregrinação com a Obra de Maria.

Padre Reginaldo Mazotti em apresentação no evento do ano passadoPadre Reginaldo Mazotti em apresentação no evento do ano passado. Foto: Eduardo Tumajan/Divulgação

Pedido por paz
Iniciada em outubro de 2023, a guerra entre Israel e Hamas conflito já resultou na morte de cerca de 1.500 civis e em uma crise geopolítica entre diversas nações. A 12ª edição do Pentecostes da Paz chega com uma mensagem de esperança, solidariedade e paz para resolução do conflito.

“Nós estamos vivendo no Século 21. Nunca se houve tanta conferência da ONU com representantes do mundo inteiro tentando encontrar a Paz, querendo estender a bandeira branca. Mas esses conflitos trazem riscos de uma terceira guerra mundial. É inaceitável, impensável, com o mundo moderno que a gente vive hoje, ainda falarmos em guerra como atualmente. Nós precisamos encontrar o caminho da paz”, destacou Gilberto Barbosa.

Programação
O Pentecostes da Paz terá uma programação extensa. No sábado (18), o dia começa com momentos de animação e oração, no Auditório da Basílica de São Francisco de Assis, já às 9h - horário de Assis -, por conta do padre Bruno e Ministério da Canção Nova. No Brasil, a celebração inicia às 4h, no horário de Brasília, já que a cidade italiana tem este mês fuso horário com cinco horas de diferença. 

Após, será a vez das pregações com frei Josué, às 9h30, frei Hayden Williams, às 11h30, e Prado Flores, às 14h45 - horários de Assis. 

Também será exibido no sábado o testemunho do padre Gianni Castorani, às 14h30, seguido por momentos de adoração com frei Gilson, irmã Kelly Patrícia, frei Josué e lideranças católicas. A celebração da Santa Missa na Igreja de São Francisco de Assis, às 19h, será presidida pelo padre Reginaldo Manzotti.
 
No domingo, as atividades continuarão com mais pregações, missas e momentos de oração, desta vez no Auditório Lyrics, em Assis. As atividades iniciam às 10h, com a pregadora Patti Mansfield, uma das pioneiras da Renovação Carismática Católica no mundo. O encerramento da programação da manhã fica por conta do padre Fábio de Melo, às 11h45, com celebração especial. 

Após o almoço, às 15h, a Santa Missa será celebrada pelo padre Wagner Ferreira da Canção Nova. O evento finaliza com a Celebração da Paz no final da noite, com apresentações do Ministério de Música da Canção Nova, seguidas por shows da irmã Kelly Patrícia, padres Reginaldo Manzotti e Fábio de Melo, frei Gilson, encerrando em seguida.

O evento terá transmissão ao vivo na TV Canção Nova.

A Folha de Pernambuco estará presente no evento. A editora-chefe do jornal, Leusa Santos, se deslocará para Assis para acompanhar de perto o congresso e trazer a cobertura completa, a convite da Obra de Maria.

Confira, abaixo, a programação completa do evento (horário de Assis, que é cinco horas a mais de fuso horário com relação a Brasília):

Sábado – 18/05
09h –  Animação e Oração
09h – Pregação: (Frei Josué)
10h30 – Intervalo
11h – Animação e Oração
11h30 – Pregação: (Frei Hayden Williams)
12h30 – Almoço
14h – Animação e Oração (Ministério Canção Nova)
14h30 – Momento de Testemunho: Pe Gianni Castorani
14h45 – Pregação: (Prado Flores)
15h45–  Momento de Oração (Padre Bruno e Ministério da Canção Nova)
16h – Pregação (Patti Mansfield) 
17h15 - Momento de Adoração (Frei Gilson, Irmã Kelly Patrícia, Frei Josué e outros líderes)
18h30 – Intervalo
19h – Santa Missa na Igreja de São Francisco (Padre Reginaldo Manzzoti)
20h30 – Jantar no Hotel 
 
Domingo – 19/05
09h – Animação e Oração (Padre Bruno e Ministério Canção Nova)
10h – Pregação (Frei Gilson)
11h15 – Intervalo
11h45 – Pregação (Pe. Fábio de Melo)
12h45 – Almoço.
14h45 – Oração e Animação (Padre Bruno e Ministério da Canção Nova)
15h – Santa Missa (Pe Wagner Ferreira - Canção Nova)
16h30 – Intervalo 
18h – Jantar
19h20 - Início da Celebração da Paz (Ministério de Música Canção Nova)
20h10 – Irmã Kelly Patrícia
21h – Padre Reginaldo Manzotti
21h50 – Padre Fábio de Melo 
22h40 – Frei Gilson 
23h30 - Término (Momentos Finais)

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter