Com morte de mulher de 37 anos, total de óbitos por meningite sobe para três em Pernambuco
Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco confirmou o falecimento pela doença
Pernambuco registrou mais uma morte por meningite. A Secretaria Estadual de Saúde confirmou, nesta sexta-feira (10), o falecimento de uma mulher, de 57 anos, pela doença. Ela não teve o nome divulgado.
De acordo com informações da pasta, a mulher residia em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, e não tinha registro de doenças pré-existentes. Ela faleceu no último dia 23 de outubro, porém o óbito estava sob investigação, até que foi constatada a presença da bactéria Neisseria meningitidis.
Leia também
• Sarampo, meningite, pólio: vacinas evitam sequelas para a vida toda
• Pernambuco confirma segunda morte por meningite no Estado este ano; vítima é uma mulher de 39 anos
• Meningite fúngica: influencer morre após contrair infecção durante cirurgia de implante mamário
Essa é a terceira morte por meningite somente este ano em Pernambuco. Em 2022, não foi registrada qualquer morte pela doença. O primeiro óbito foi de um menino de 4 anos, também morador de Jaboatão. O falecimento foi registrado em junho. À época, a secretaria explicou que o garoto havia tomado duas doses da vacina meningocócica conjugada C.
O segundo caso registrado foi de uma mulher de 39 anos, moradora de Arcoverde, no Sertão do Estado. Também foi detectada presença da Neisseria meningitidis do sorogrupo C, conhecida como a bactéria meningococo. Esse tipo é o mais frequente dentre os cinco sorogrupos existentes (A, B, C, W e Y).
Segundo a SES-PE, em 2023, até a semana epidemiológica 43, foram notificados 30 casos de doença meningocócica. Desses, 18 foram confirmados, oito, descartados, e quatro estão em investigação.
No mesmo período em 2022, foram notificados 17 casos, 11 foram confirmados e seis descartados. Em todo o ano de 2022, foram notificados 20 casos - desses, 13 foram confirmados e sete, descartados.