Cúpula da Amazônia

Com otite, Maduro cancela participação na Cúpula da Amazônia

Vice-presidente Delcy Rodríguez viajou para para representá-lo em Belém

Nicolás MaduroNicolás Maduro - Foto: Evaristo Sá/AFP

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, um dos chefes de Estado que tinha presença confirmada na Cúpula da Amazônia, cancelou de última hora a participação no evento desta terça-feira (8) por causa de uma infecção no ouvido, segundo informou a diplomacia venezuelana à organização da Cúpula.

Em uma publicação nas redes sociais, no dia anterior, Maduro afirmou que estava com otite, o que o impediria de gravar um programa de TV. Fontes confirmam que a vice-presidente Delcy Rodríguez já está em Belém para representá-lo.

A Cúpula da Amazônia era vista por fontes do governo Lula como uma oportunidade de aproximação do venezuelano dos demais líderes regionais, uma vez que a relevância do encontro e o tema que será discutido criariam um ambiente menos hostil a Maduro.

Além de Maduro, já haviam anunciado que não participariam da Cúpula os presidentes do Equador, Guillermo Lasso, e do Suriname, Chan Santokhi.

Os dois países enviaram ministros como representantes e podem participar normalmente dos debates, além de assinar a Declaração de Belém, documento final da Cúpula que será divulgado na quarta-feira, ao final do encontro.

Também participam representantes da Noruega e da Alemanha, os maiores doares do bilionário Fundo Amazônia, que financia projetos de preservação da floresta.

Veja também

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio
incêndios florestais

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado
Justiça

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado

Newsletter