Logo Folha de Pernambuco

Censo Escolar

Com Pernambuco na liderança, Brasil amplia matrículas de educação em tempo integral

Estratégia é uma das mais importantes ferramentas para aumentar o nível de aprendizagem do país

Programa Escolas de Tempo IntegralPrograma Escolas de Tempo Integral - Foto: Sumaia Vilela/Agência Brasil

Dois estados nordestinos lideram o ranking de matrículas em tempo integral no país, aponta os dados do Censo Escolar, divulgados na manhã desta quinta-feira (22). O Ceará tem a maior proporção de alunos com mais de sete horas diárias de aula na rede pública do ensino fundamental, e Pernambuco no ensino médio.

"A gente tem que destacar que os cinco maiores estados com tempo integral são nordestinos" ressaltou o ministro da Educação, Camilo Santana, ex-governador do Ceará.

Ainda de acordo com o Censo Escolar divulgado nesta quinta, o país conseguiu aumentar a proporção de matrículas em tempo integral no último ano: passou de 11,4% para 13,6% nos anos inicias do ensino fundamental, de 13,7% para 16,5% nos anos finais e de 20,4% para 21,9% no ensino médio.

De acordo com o Censo Escolar, são 51% das matrículas em tempo integral nas redes municipais do Ceará. A média brasileira para esse indicador é de apenas 17%, considerando apenas as escolas administradas pelas prefeituras.

Já no ensino médio das redes estaduais, Pernambuco tem 66% dos alunos em tempo integral. A média do Brasil nesse segmento da educação é de 21,9%.

A educação em tempo integral é uma das mais importantes ferramentas para aumentar o nível de aprendizagem do país.

Neste ano, o presidente Lula sancionou o programa Escola em Tempo Integral, que já em 2023 transformou um milhão de vagas de tempo parcial para integral. A meta é chegar a 3,2 milhões em 2026, com investimento de R$ 4 bilhões.

O que é o Censo Escolar?
O Censo Escolar, que foi divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é a principal pesquisa estatística da educação brasileira. Ele é coordenado pelo órgão de pesquisa do Ministério da Educação, mas é realizado com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país, que informam seus dados ao Inep.

Nele, é possível descobrir o número de escolas, professores, turmas e matrículas da educação básica brasileira nas principais modalidades: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional. Também possuem informações sobre a infraestrutura das escolas.

Quando sai o resultado do Censo Escolar 2023?
Essa consulta às escolas é feita ao longo de todo o ano, com um calendário estipulado pelo Inep para que os colégios enviem seus dados. E, em fevereiro, o Ministério da Educação divulga tanto informações consolidadas do país, quanto os microdados.

As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep. Ele também é utilizado para um raio-x das escolas do país, permitindo que a sociedade civil possa acompanhar a efetividade das políticas públicas.

Como acessar o Censo Escolar?
Os dados do Censo Escolar também são usados de base para que o Inep possa calcular outros indicadores de monitoramento da educação brasileira, como as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros. Todas essas informações podem ser consultadas no site do Inep.

Veja também

Segundo e último dia de provas do SSA3 da UPE acontece neste domingo (24)
EDUCAÇÃO

Segundo e último dia de provas do SSA3 da UPE acontece neste domingo (24)

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Newsletter