POLUIÇÃO

Com poluição no ar em SP, governo recomenda máscara e evitar atividade ao ar livre

A Cetesb tem uma rede de monitoramento de qualidade do ar composta por 85 estações, sendo 63 automáticas e 22 manuais, distribuídas pelo Estado

Foto:

Diante do atual cenário que inclui tempo seco, espalhamento de incêndios e piora na qualidade do ar, o Governo de São Paulo divulgou na terça-feira, 10, novas diretrizes e orientações em saúde. A principal recomendação é evitar atividades físicas ao ar livre e aumentar a ingestão de água. Também é orientado o uso de máscaras em regiões de queimadas.

Além disso, entre as medidas anunciadas, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) suspendeu temporariamente as autorizações de queima no Estado para a despalha de cana, queima fitossanitária ou para manejo.

"As duas únicas exceções são para a implantação de aceiros que evitem a propagação do fogo; e para casos de finalidade fitossanitária solicitados diretamente pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento", afirma o governo.

"As secretarias de Estado da Saúde, Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, a Cetesb e a Defesa Civil apontaram que a piora na qualidade do ar ocasionada pelas queimadas é agravada pela atuação de uma massa de ar quente, seco e estável, aliada à ausência de chuvas, o que dificulta a dispersão dos poluentes", acrescenta.

A Cetesb tem uma rede de monitoramento de qualidade do ar composta por 85 estações, sendo 63 automáticas e 22 manuais, distribuídas pelo Estado.

"Nos últimos dias foram observados, de forma abrangente, um número elevado de estações com qualidade do ar classificada como 'muito ruim' e 'ruim' em decorrência de altas concentrações de partículas inaláveis finas (poeira, fuligem e fumaça que ficam suspensas na atmosfera em função do seu pequeno tamanho)", alerta o governo paulista.

Orientações à população:

"As crianças menores de cinco anos, idosos e gestantes devem ter atenção redobrada às recomendações acima, assim como pessoas com comorbidades, as quais devem buscar atendimento médico imediatamente na ocorrência de sintomas respiratórios", reforça o governo estadual.

Risco elevado para queimadas em SP
Conforme o Mapa de Risco de Incêndio do Estado de São Paulo, há nível de emergência para queimadas em quase todo o território paulista até o próximo sábado, 14. O gabinete de crise montado pela gestão estadual no Centro de Gerenciamento de Emergências na Defesa Civil permanece mobilizado no monitoramento e coordenação das ações de prevenção e combate aos incêndios.
 

Veja também

Lula sanciona com vetos lei que desonera 17 setores da economia
BRASÍLIA

Lula sanciona com vetos lei que desonera 17 setores da economia

PGR pede para PF esclarecer 'grau de envolvimento' de deputado em atos golpistas
BRASÍLIA

PGR pede para PF esclarecer 'grau de envolvimento' de deputado em atos golpistas

Newsletter