Com primeiro lote da Janssen, público é ampliado em quatro cidades de Pernambuco
Foram trazidas esta semana mais de 62 mil doses do imunizante, distribuídas em seis municípios. Recife e Serra Talhada vão reforçar imunização de grupos atuais.
A chegada do primeiro lote de vacinas da Janssen, o único dentre os imunizantes contra a Covid-19 que se toma em dose única, terá diferentes impactos no avanço da campanha de vacinação contra a doença.
Em, pelo menos, quatro das seis cidades pernambucanas que receberam as unidades distribuídas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), haverá ampliação do público apto a se imunizar.
Nesse lote inicial, foram trazidas, de acordo com o Governo do Estado, 62.250 doses da farmacêutica da Jonhson & Johnson, que, conforme acordo pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), grupo que reúne autoridades estaduais e municipais de saúde, abastecerão os estoques de Recife, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada. Dessas, 31.125 foram para a Capital.
Leia também
• Chegam ao Brasil 2 milhões de doses da vacina da Janssen doadas pelos Estados Unidos
• Primeiro lote com 62.250 doses da vacina da Janssen chega a Pernambuco
• Novo lote com 300 mil doses da vacina da Janssen chega ao Brasil
A Folha de Pernambuco procurou as prefeituras para saber como ficaria o andamento das campanhas de vacinação após a chegada das vacinas.
No Recife, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informou que as doses da Janssen serão direcionadas para os atuais grupos contemplados, tanto por faixa etária (a partir de 43 anos) quanto por categorias profissionais. As exceções são as grávidas, puérperas e pessoas com comorbidades, que têm sido imunizados com a da Pfizer.
Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, Arcoverde e Afogados
No Agreste, Caruaru, que recebeu 16.230 doses do imunizante, terá ampliação de público. Nesta sexta-feira (25), foi liberado o agendamento para pessoas a partir de 43 anos e, também, para todos os trabalhadores da educação com 18 anos ou mais.
Já em Garanhuns, onde estão armazenadas 6.175 doses, a campanha passa a incluir a faixa etária dos 40 anos ou mais e todos os guardas municipais. A vacina também será reservada para as pessoas a partir de 43 anos, que já foram cadastradas.
No Sertão, chegaram a Serra Talhada 3.365 doses. De acordo com a prefeitura, elas serão usadas para reforçar para os grupos que já vinham sendo convocados, incluindo a faixa etária a partir de 40 anos.
As aplicações com a nova vacina começam na próxima segunda-feira (28) nas unidades de saúde, sendo incorporadas ao calendário regular do Plano Municipal de Imunização, sem realização de uma ação específica.
Em Arcoverde, para onde foram enviadas 3.555 doses, estão sendo incluídas na campanha, já a partir deste sábado, as pessoas a partir de 45 anos.
E a cidade de Afogados da Ingazeira também ampliará o público da faixa etária para a população com 40 anos ou mais. Para marcar o início da vacinação do novo público, será realizado um mutirão neste fim de semana.