SEGURANÇA

Com snipers e Força Nacional, Esplanada recebe reforço de segurança para desfile de 7 de Setembro

Ao menos 30 seguranças do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) se posicionaram no palco principal do evento

Esplanada teve segurança reforçada para desfile do Sete de StembroEsplanada teve segurança reforçada para desfile do Sete de Stembro - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Oito meses após a invasão da sede dos Três Poderes, a segurança na Esplanada dos Ministérios ganhou reforços de peso para receber a cerimônia de Sete de Setembro nesta quinta-feira, a primeira do novo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Snipers se posicionaram no alto de prédios que abrigam ministérios e observam a movimentação com binóculos. Além disso, pelo menos 30 seguranças do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) fazem a segurança no palco principal do evento, que recebe Lula, a primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, e os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, e do Congresso, Rodrigo Pacheco.

Ao longo da Esplanada, o policiamento também foi reforçado com integrantes da Força Nacional e da Polícia Militar do Distrito Federal.
 

Como o Globo mostrou, estava previsto um esquema de segurança semelhante ao visto na posse. As cúpulas do Exército e do Ministério da Defesa não acreditavam no risco de mobilizações de bolsonaristas como no 8 de janeiro e no dia da diplomação de Lula, em 12 de dezembro. Eventuais protestos de opositores não poderão ser realizados perto do local onde ocorrerá o desfile, que terá a presença de Lula. Apesar disso, a segurança foi reforçada.

O Ministério da Justiça autorizou a atuação da Força Nacional de Segurança Pública no desfile. O pedido de reforço havia sido feito pela governadora interina do Distrito Federal, Celina Leão, na semana passada.

Veja também

Uma pessoa morre em ataque a faca na cidade holandesa de Roterdã
Mundo

Uma pessoa morre em ataque a faca na cidade holandesa de Roterdã

Candidato apoiado por Trump elogiou Hitler e apoiou escravidão em fórum de site pornô, diz jornal
Estados Unidos

Candidato apoiado por Trump elogiou Hitler e apoiou escravidão em fórum de site pornô, diz jornal

Newsletter