investigação

Comandante do Exército chileno renuncia em meio a investigação por irregularidades

Ricardo Martínez foi intimado a depor como parte de um inquérito que acusa três ex-comandantes da instituição

Foto: Reprodução/Gabi Alexander/Wikipedia

O comandante chefe do Exército chileno, Ricardo Martínez, apresentou nesta quarta-feira (2) sua renúncia ao cargo ao presidente Sebastián Piñera, após ser envolvido em uma investigação de fraude nas Forças Armadas. Martínez foi intimado a depor na quinta-feira (3) como investigado, como parte de um inquérito que acusa três comandantes da instituição.

 A juíza especial da Corte Marcial, Romy Rutherford, responsável pelo caso, investiga a compra de imóveis, carros de luxo e outras despesas "injustificadas" com verbas do Exército. Além dele, são acusados os generais reformados Humberto Oviedo, acusado de uso irregular de diárias em mais de 20 viagens ao exterior, e Juan Miguel Fuente-Alba, acusado de desviar 3,5 biilhões de pesos (mais de US$ 4 milhões).

Em seu discurso, em um ato público, ele lembrou que "todo cidadão goza da presunção de inocência, mas na prática só se aplica a alguns".
 

"Reitero minha inocência, nunca estive e nunca estarei acima da lei. Declaro enfaticamente ao país e aos meus camaradas de armas minha inocência em tais acusações, sempre agi de boa fé e todos os meus atos foram ajustados às normas vigentes na instituição", acrescentou.

Martínez, de 62 anos, estaria envolvido em um caso  que investiga voos e estadias de militares que não foram declarados ao Fisco.

O general, que a partir de hoje assume o comando do Exército, formou-se na Escola Militar em 1986. Após mais de 40 anos na instituição, assumiu há quatro o posto de comandante-em-chefe do Exército chileno. A renúncia ocorre menos de uma semana antes de sua saída oficial do cargo, que será assumido por Javier Iturriaga em 9 de março.

Até lá, o Ministério da Defesa anunciou que o general Rodrigo Ventura assumirá o posto de comandante-em-chefe.

Veja também

Morre Mario Gómez, um dos 33 mineiros do Chile, que inspirou jogador alemão homônimo
LUTO

Morre Mario Gómez, um dos 33 mineiros do Chile, que inspirou jogador alemão homônimo

Saúde e Opas lançam guia de prevenção ao suicídio em português
Saúde

Saúde e Opas lançam guia de prevenção ao suicídio em português

Newsletter