Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Comando Conjunto NE promove desinfecção nas estações de metrô

Apesar dos cuidados, os usuários do transporte público não acreditam que só este tipo de medida evitará o avanço do vírus

Estação de Metrô do Aeroporto do RecifeEstação de Metrô do Aeroporto do Recife - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Com o objetivo de realizar uma desinfecção sanitária em locais públicos com grande circulação e impedir a disseminação do novo coronavírus nesses locais, o Comando Conjunto Nordeste, formado por militares da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, volta a realizar ações de desinfecção nas estações de metrô. Entretanto, apesar dos cuidados, os usuários do transporte público não acreditam que só este tipo de medida evitará o avanço do vírus. 

Para o agente aeroportuário Eduardo Duarte, não adianta a ação de desinfecção, se quem faz uso do metrô não respeita os protocolos de segurança para evitar a disseminação do novo coronavírus. Com 56 anos, ele está afastado do trabalho por ser do grupo de risco. “Tenho usado menos ônibus e metrô, mas nas vezes que faço uso, é difícil ver as pessoas respeitando distanciamento social nas filas e dentro do transporte. Há também aquelas pessoas que não fazem uso da máscara. Fico com medo por ser do grupo de risco”, falou o recifense. 

O discurso de Eduardo foi reforçado por Renato Menezes. Sempre presente na Estação Aeroporto, ele falou sempre enfrentar filas e metrô sempre cheios. “Estou sempre aqui, sou comerciante informal, e é difícil ver as pessoas respeitarem esses protocolos. Sem falar que com as demoras dos ônibus e metrô, o aglomerado aumenta”, ressaltou o rapaz de 28 anos. 

De acordo com funcionários do metrô, diariamente os usuários vêm sendo orientados sobre os protocolos de segurança adotado nas estações, mas que não é possível controlar todas as pessoas que fazem uso do transporte. 

Segundo o chefe de comunicação do metrô, Salvino Gomes, mais de seis estações foram desinfectadas nesta quarta. Além disso, a ação também higienizou a Agência da Previdência Social, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife.

Veja também

Newsletter