Logo Folha de Pernambuco

Arboviroses

Combate ao Aedes aegypti: Prefeitura de Nazaré da Mata inicia ações de levantamento

O levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 tem como objetivo identificar a incidência do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya na cidade.

Combate ao Aedes aegypti.Combate ao Aedes aegypti. - Foto: José Cruz/Agência Brasil

Na Zona da Mata Norte de Pernambuco, a Prefeitura de Nazaré da Mata deu início à primeira etapa do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), será realizada até o dia 14 de janeiro e abrange todos os bairros e a zona rural do município.

A ação tem como objetivo identificar a incidência do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya na cidade. Durante a pesquisa, 13 fiscais de epidemiologia, realizarão visitas domiciliares, sempre das 8h às 12h.

Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti 2025
O trabalho consiste em inspecionar locais com potencial para se tornarem criadouros do mosquito, como reservatórios de água, vasos de planta, ralos, terrenos baldios e pneus.

De acordo com o coordenador do Programa Municipal de Combate ao Aedes, Renildo Silva: 

"O processo inclui etapas de inspeção, coleta e eliminação de focos. Após a confirmação de que são larvas do Aedes aegypti, esses dados são inseridos no índice de infestação. Além disso, eliminamos os focos para interromper o ciclo de reprodução do mosquito”, explica o coordenador.

A secretária de Saúde, Márcia Almeida, ressaltou a relevância do levantamento para o planejamento das ações de saúde pública. 

“O LIRAa é uma ferramenta essencial para orientar as estratégias de combate ao mosquito. Com base nos dados coletados, podemos planejar de forma eficiente as medidas de controle e prevenção”, afirmou a secretária.

Combate ao Aedes aegypti 
O resultado do levantamento será encaminhado à Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco e à II Gerência Regional de Saúde (II Geres), responsáveis por consolidar e divulgar os dados.

A Prefeitura reforça que o levantamento será realizado a cada dois meses ao longo do ano, garantindo a continuidade das ações de combate ao Aedes aegypti no município.

 

Veja também

Embaixador de Venezuela deixa Paraguai após ruptura de relações com Caracas
DIPLOMACIA

Embaixador de Venezuela deixa Paraguai após ruptura de relações com Caracas

Líder da Yakuza se declara culpado de traficar material nuclear
INVESTIGAÇÃO

Líder da Yakuza se declara culpado de traficar material nuclear

Newsletter