Pernambuco começa a aplicação da quarta dose para idosos a partir de 65 anos
Municípios do Grande Recife dão início ao calendário da 2ª dose de reforço contra Covid-19 em idosos a partir de 65 anos.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 chega a uma nova fase em diferentes municípios pernambucanos, que passam a aplicar a segunda dose de reforço (também chamada de quarta dose) em idosos a partir de 65 anos. As cidades de Camaragibe, Ipojuca e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), iniciam, nesta segunda-feira (28), a imunização para este público. Já a capital pernambucana e o Cabo de Santo Agostinho começam a nova etapa na terça (29). A cidade de Olinda faz a quarta aplicação desde sábado (26).
Os detalhes sobre a aplicação em Pernambuco foram apresentados pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e validados junto aos representantes municipais em encontro da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizado na última sexta (25).
Leia também
• Pernambuco vai definir estratégia para 4ª dose em idosos a partir de 80 anos
• Ministério recomenda quarta dose em idosos a partir de 80 anos
• Quarta dose deverá ter intervalo de quatro meses para idosos a partir de 80 anos
Conforme recomendação técnica do Ministério da Saúde, a nova dose de reforço pode ser aplicada com os imunizantes da Janssen, Astrazeneca e Pfizer, independentemente da vacina recebida nas doses anteriores. Também deve haver o intervalo de ao menos quatro meses entre a terceira e a quarta doses.
No Recife, é necessário realizar agendamento para receber o imunizante. Segundo a Prefeitura da Cidade (PCR), a reserva pode ser realizada a partir de hoje, por meio do aplicativo Conecta Recife ou do site.
De acordo com a prefeitura, há 119.196 pessoas nesta faixa etária aptas a receber o segundo reforço. No dia agendado para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação e comprovante do ciclo vacinal completo.
Ainda conforme a prefeitura, serão aceitos tanto o cartão de vacinação como o Certificado Digital de Vacinação, disponível no Conecta Recife. Desde dezembro de 2021, os imunossuprimidos maiores de 18 anos também estão sendo vacinados com a segunda dose de reforço na Cidade.
Em Camaragibe, os agendamentos devem ser feitos na unidade básica de saúde onde o idoso completou o ciclo inicial com três doses e é preciso documento oficial com foto, CPF ou cartão SUS, cartão de vacina e comprovante de residência.
A vacinação no município acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, nas 45 unidades de saúde, e também, no ponto de imunização localizado no Camará Shopping, de segunda a sábado, das 10h às 17h, e aos domingos, das 12h às 19h. Segundo a prefeitura, pessoas obesas com IMC a partir de 40 também podem tomar a dose de reforço contra a doença.
Nas cidades de Jaboatão, Cabo e Ipojuca, não é preciso agendamento para a dose de reforço. Na primeira, a vacinação ocorre de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, nos seguintes pontes: Casa da Cultura, em Jaboatão Centro; Igreja da Fé, em Cavaleiro; Policlínica Manoel Calheiros, no Curado; Centro Cultural Miguel Arraes e Atacadão, em Prazeres. Também há ponto de vacinação no Shopping Guararapes, em Piedade, das 14h às 20h.
Em Ipojuca, a população a partir de 65 anos elegível para a quarta dose, pode ir à Policlínica Severina Teles, no centro da cidade, das 8h às 16h, para tomar o imunizante. Segundo a prefeitura, os dias e horários em que as demais unidades de saúde do município realizarão a vacinação, serão divulgados nos próximos dias
No município do Cabo de Santo Agostinho, a aplicação da quarta dose estará disponível a partir de amanhã nos seguintes pontos de vacinação: Escola Municipal Professor Antônio Benedito da Rocha, em Garapu; Escola Manuel Davi, em Ponte dos Carvalhos; Escola Eronides Francisco Soares, em Pontezinha; Escola Padre Antônio de Melo, em Charneca; Escola Professora Maria Thamar, em Enseada dos Corais; e Centro de Especialidades Vicente Mendes, na Cohab. Os locais funcionarão de segunda a sexta, das 8h às 13h.
Também há ponto de vacinação no shopping Costa Dourada, de segunda a sexta, das 11h às 18h, aos sábado, das 10h às 18h, e aos domingos, das 12h às 18h.
Em Olinda, a vacinação de reforço começou no sábado e imunizou 742 pessoas. Foram disponibilizados dois locais: Shopping Patteo, onde compareceram 489 pessoas; e a Vila Olímpica de Rio Doce, onde 253 idosos receberam a dose.
A partir de agora, a vacina estará disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, sem necessidade de agendamento, em todos os 11 pontos fixos de vacinação: Facho, Shopping Patteo (drive e L2), USF Cidade Tabajara, Policlínica Martagão Gesteira, Expresso Vacina, Vila Olímpica de Rio Doce, Policlínica São Benedito, Equipe de Atenção Primária (Jardim Brasil I), Jardim Brasil V, Bonsucesso, Águas Compridas.