Logo Folha de Pernambuco

Notícias

Começa a retirada de óleo de navio encalhado no Maranhão

Os trabalhos foram iniciados por volta das 14h, para a retirada de cerca de 3,4 mil toneladas de óleo armazenadas no tanque da embarcação

Navio Stella BannerNavio Stella Banner - Foto: Divulgação / Marinha do Brasil

Duas semanas após o navio MV Stella Banner encalhar a cerca de 100 quilômetros (km) da costa brasileira, no canal da Baía de São Marcos, no Maranhão, as empresas contratadas pela armadora sul-coreana Polaris Shipping começaram a retirar parte das cerca de 3,4 mil toneladas de óleo armazenadas no tanque da embarcação.

A complexa operação de transferência do óleo chegou a ser anunciada para começar entre domingo (8) e terça-feira (10), mas teve que ser adiada devido às condições adversas em alto-mar. Nesta quarta-feira (11), no entanto, com as condições de segurança adequadas, as equipes contratadas puderam começar o serviço.

De acordo com a Marinha, os trabalhos foram iniciados por volta das 14h, após a realização de testes no sistema de transferência.

Leia também:
Prorrogada MP de auxílio para pescador afetado por mancha de óleo
Ibama avista mancha de óleo perto de navio encalhado no Maranhão


Além da grande quantidade de óleo necessário para abastecer o MV Stella Banner durante a viagem entre o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís, e a China, o navio também está carregado com cerca de 275 mil toneladas de minério de ferro pertencente à mineradora brasileira Vale.

O receio de ambientalistas e autoridades marítimas e ambientais é que um eventual vazamento de minério de ferro ou de óleo cause danos ao meio ambiente. O local onde o navio está encalhado fica próximo ao Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís, uma unidade de conservação brasileira de proteção integral a 45 milhas náuticas da costa maranhense.

De acordo com o Ibama, foi o próprio comandante do Stella Banner quem manobrou para encalhá-lo, de propósito, em um banco de areia de uma área de menor profundidade do canal da Baía de São Marcos. A manobra serviu para evitar que a embarcação naufragasse ou ficasse à deriva depois que o comandante constatou que a água do mar estava entrando por uma fissura na proa do navio.

O incidente ocorreu pouco após a embarcação ter deixado o Terminal Marítimo Ponta da Madeira, no último dia 24. Os 20 tripulantes do navio foram resgatados em segurança.

Construído em 2016, o Stella Banner mede 340 metros de comprimento por 55 metros de largura. E é o segundo navio da Polaris Shipping a apresentar problemas após deixar o Brasil carregando minério. Em março de 2017, o Stellar Daisy naufragou após a tripulação comunicar que havia água entrando na embarcação, que estava adernando a cerca de 2.400 km da costa do Uruguai. Dias depois do pedido de ajuda, dois tripulantes foram resgatados, mas 22 trabalhadores que estavam a bordo do navio jamais foram encontrados.

Consultada, a assessoria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Brasília, respondeu que ainda está reunindo informações sobre a situação.

Veja também

Bala perdida atinge condomínio onde mora o governador Cláudio Castro, no Rio
RIO DE JANEIRO

Bala perdida atinge condomínio onde mora o governador Cláudio Castro, no Rio

Mpox: autoridades de saúde do Canadá confirmam 1º caso de nova forma da doença no país
AMÉRICA DO NORTE

Mpox: autoridades de saúde do Canadá confirmam 1º caso de nova forma da doença no país

Newsletter