Logo Folha de Pernambuco

Vacinas anticovid

Começa na Europa análise de versão modificada da vacina Pfizer anticovid

O regulador europeu acrescentou, contudo, que os detalhes sobre a vacina adaptada ainda não estão definidos

Vacinas da Pfizer contra a Covid-19 para criança (esq) e para adultoVacinas da Pfizer contra a Covid-19 para criança (esq) e para adulto - Foto: Tobias Schwarz/AFP

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou, nesta quarta-feira (15), o início da análise de uma versão modificada da vacina anticovid-19 da Pfizer que busca proteger melhor contra variantes específicas do vírus, incluindo a ômicron. 

“À medida que a empresa avança no desenvolvimento de sua vacina adaptada, a EMA receberá mais dados, especialmente sobre a resposta imunológica à vacina, assim como dados sobre sua eficácia contra subvariantes da ômicron”, destaca a EMA em um comunicado. 

"Lançando uma revisão contínua, a EMA estará em condições de avaliar os dados assim que estiverem disponíveis", completou.

O regulador europeu acrescentou, contudo, que os detalhes sobre a vacina adaptada - por exemplo, “se terá uma ou mais variantes da covid como objetivo específico -, ainda não estão definidos”. 

A análise permanente por parte da EMA continuará até que haja dados suficientes para uma solicitação oficial de comercialização do medicamento na UE, afirmou a EMA. 

As preocupações com o retorno do coronavírus, particularmente as variantes BA.4 e BA.5, estão crescendo, inclusive na Grã-Bretanha e na Holanda, onde os níveis de infecção atingiram seu nível mais alto em três meses. 

Até agora, a EMA aprovou o uso de cinco vacinas na União Europeia: as vacinas de RNA mensageiro dos grupos americanos Pfizer e Moderna; as dos laboratórios anglo-suecos AstraZeneca e de seu concorrente americano Johnson & Johnson, que usam um vetor viral; e a Novavax.

Veja também

Governo espanhol aprova novo regime fiscal, com prorrogação de imposto sobre lucros de bancos
espanha

Governo espanhol aprova novo regime fiscal, com prorrogação de imposto sobre lucros de bancos

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana
diplomacia

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana

Newsletter