Começa, no Recife, vacinação contra gripe em idosos a partir de 60 anos e professores
A expectativa é imunizar mais de 200 mil pessoas nesta nova fase na capital pernambucana.
Um novo público começou a ser vacinado contra gripe Influenza nesta terça-feira (11) no Recife: idosos a partir dos 60 anos e professores do município.
No Centro da cidade, o Pátio do Carmo, bairro de São José, é um dos três postos volantes que passam a receber pessoas contempladas nessa nova etapa
A expectativa é imunizar mais de 200 mil pessoas nesta nova fase na capital pernambucana.
Leia também
• Voltada para professores e idosos a partir dos 60, começa a segunda etapa da vacinação contra gripe
• Campanha de vacinação contra gripe termina 1ª fase com 8% imunizados
• Bairro do Recife passa a contar com ponto de vacina contra a gripe aos domingos
A aposentada Maria Zenaide, de 71 anos, garantiu sua dose e se disse tranquila e aliviada, já que também tomou as duas doses contra a Covid-19. “Só tenho a agradecer. Estou protegida contra todas essas doenças que matam e exigem de todos nós muito cuidado. E agora vacinada de tudo, eu me sinto mais tranquila”, comentou.
Vacinação contra a gripe - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco
Além do Pátio do Carmo, os outros postos volantes ficam no Sítio da Trindade, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife, e o Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, na Zona Sul.
A população também pode ser vacinada nas 153 unidades da Secretaria de Saúde, de segunda a sexta, entre 8h e 17h.
No Dona Lindu e no Sítio Trindade, a vacinação ocorre de domingo a domingo.
Já Pátio do Carmo, a campanha funciona de segunda a sábado, das 8h às 17h - o mesmo horário de todos os locais -, porém, aos domingos, o ponto é deslocado para o Marco Zero, Bairro do Recife.
No Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, o movimento intenso para vacinação contra a influenza demonstrava que o novo público a partir dos 60 anos aderiu à campanha, ao menos neste primeiro dia.
“Eu estava ansioso para tomar a da gripe. Todo ano faço isso, mas desta vez, tive mais medo por causa da Covid. Mas, para essa, eu também me vacinei e agora é seguir me cuidando, mas mais tranquilo”, comemorou o comerciante Alcides dos Santos Silva, 73 anos, morador de Boa Viagem.
O comerciante garantiu que ainda nesta terça-feira o irmão de 65 anos, a cunhada de 68 e a sua esposa, a aposentada Maria Amaral Santos Silva, de 70 anos, vão comparecer ao posto volante do Dona Lindu. “Vim primeiro para dar exemplo, e, daqui a pouco, chega um por um aqui”.
Para quem tem dúvida sobre o período da vacinação contra a gripe em relação à da Covid-19, a recomendação do Ministério da Saúde (MS) é que esse esquema vacinal contra o novo coronavírus seja finalizado antes de iniciar o da gripe. Além disso, deve ser respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas contra Covid-19 e gripe.
Mais informações em instantes