Começa reunião dos ministros das Relações Exteriores da Rússia e Ucrânia na Turquia
Este é o primeiro encontro entre funcionários do primeiro escalão dos governos dos dois países
Os ministros das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, e da Ucrânia, Dmytro Kuleba, iniciaram uma reunião em Antalya, sul da Turquia, com o objetivo de alcançar um cessar-fogo, confirmou à AFP um diplomata turco.
Este é o primeiro encontro entre funcionários do primeiro escalão dos governos dos dois países desde o início da invasão russa da Ucrânia, há duas semanas.
Antes do início da reunião, o ministro turco das Relações Exteriores, Mevlüt Cavusoglu, conversou de maneira separada com os dois chanceleres, que chegaram a Antalya na quarta-feira e estão hospedados em hotéis diferentes.
Leia também
• Cerca de 35 mil civis são retirados de cidades ucranianas
• Bombardeio a hospital pediátrico na Ucrânia causa indignação
• Organização Mundial da Saúde registra ataques a hospitais na Ucrânia
Ele primeiro recebeu Kuleba, sorridente, que o cumprimentou com o um abraço, e depois Lavrov, que estava com um semblante sério.
Kuleba agradeceu aos turcos e seu ministério explicou que insistira em três "pontos cruciais" durante a negociação com a Rússia: "cessar-fogo permanente, avanço da situação humanitária em Mariupol, Kharkiv, Sumy, Volnovakha e outras cidades ucranianas, assim como a retirada das tropas russas do território da Ucrânia".
Talks between the foreign ministers of Ukraine, Turkey and the Russian Federation on ending Russian aggression against Ukraine have commenced in Antaliya. pic.twitter.com/LUDCClMNaQ
— Oleg Nikolenko (@OlegNikolenko_) March 10, 2022
As quatro cidades citadas estão cercadas pelos ataques russos e muitos civis estão bloqueados.
Antes de viajar à Turquia, no entanto, Kuleba afirmou, em um vídeo publicado no Facebook, que suas expectativas para a reunião eram "limitadas".
"A Turquia espera sobretudo garantir um cessar-fogo", disse um diplomata turco à AFP, antes de explicar que a reunião deve durar uma hora e meia.