Comerciantes são detidos por venda ilegal de aves silvestres em feira no Recife
Segundo a Polícia Civil, 39 animais foram resgatados, incluindo dois de espécies ameaçadas de extinção
Resgate de pássaros da fauna silvestres foi o objetivo da Operação Sabiá, deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco, nesta quinta-feira (19), no Recife. Segundo a corporação, cinco comerciantes apontados como envolvidos no comércio ilegal foram detidos e 39 aves foram resgatadas.
As investigações da operação foram presididas pela delegada Isabela Veras Porpino, da Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma). As aves estavam sendo comercializadas em uma feira na rua Ambrósio Machado, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife.
Leia também
• Jaboatão inaugura Unidade de Saúde Básica para pets e animais silvestres
• Hospital Veterinário do Recife passará a atender animais silvestres legalizados
• Entretenimento com animais silvestres traz riscos à saúde, diz ONG
Entre as 39 aves resgatadas, estavam duas ameaçadas de extinção. Todas foram encaminhadas ao órgão ambiental responsável após os procedimentos de praxe e serão cuidades e posteriormente reinseridas em seu habitat natural.
Os cinco comerciantes foram autuados por comércio ilegal de aves silvestres, crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. Eles preencheram Termo Circustanciado de Ocorrência (TCO) e responderão em liberdade. A pena prevista é de seis a meses a um ano de detenção, além de multa.
Mais detalhes da Operação Sabiá serão repassados em um outro momento pela Polícia Civil.