Logo Folha de Pernambuco

COVID-19

Comércio do Recife tem pontos de aglomeração na segunda semana de reabertura

A retomada dos trabalhos no setor atacadista começou no dia 15 de junho, por meio do Plano de Convivência montado pelo governo de Pernambuco

Comércio registrou aglomeração de pessoas nesta quinta (25)Comércio registrou aglomeração de pessoas nesta quinta (25) - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

Na segunda semana pós-reabertura, o comércio de rua do Recife registrou pontos de aglomeração na área do camelódromo, localizada próxima à avenida Dantas Barreto, no bairro de São José. O fluxo de pessoas era intenso, ainda que praticamente todos estivessem utilizando as máscaras de proteção, equipamento exigido em meio aos cuidados com a pandemia do novo coronavírus.

A retomada dos trabalhos no setor atacadista começou no dia 15 de junho, por meio do  Plano de Convivência montado pelo governo de Pernambuco. Os comerciantes e clientes, porém, devem obedecer a protocolos de higienização e de distanciamento social. O horário de funcionamento também está limitado: das 9h às 18h. Nesta semana, ampliando o retorno das atividades econômicos, o Estado permitiu a volta de estabelecimentos como shoppings e lojas de rua com mais de 200 metros quadrados. 

 



De acordo com o Governo, mais de 27 mil negócios foram beneficiados com a reabertura das atividades varejistas. Contudo, a determinação não engloba 85 municípios do Agreste e da Zona da Mata do Estado, regiões que apresentaram recentemente um aumento de casos e demandas por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

No último sábado, as principais ruas do comércio do Recife receberam uma ação de sanitização, justamente buscando a desinfecção dos pontos de maior fluxo de pessoas provocada pela abertura do comércio.  A medida, todavia, não substitui a limpeza regular dos espaços. 

As ruas do Hospício, Sete de Setembro, Concórdia e Floriano Peixoto, além das avenidas Conde da Boa Vista e Dantas Barreto, foram algumas das áreas que tiveram a desinfecção química, reconhecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Praia de Boa Viagem nesta quinta (25)Escreva a legenda aqui



Praias

A reportagem também verificou o movimento nas praias do Recife após a flexibilização nas medidas que permitiram a abertura do espaço para a prática de atividade física. Mesmo com a proibição do banho de mar, foi possível identificar algumas pessoas desrespeitando a regra em Boa Viagem, além de também não utilizarem as máscara de proteção tanto na areia como no calçadão.

 

Veja também

Newsletter