Logo Folha de Pernambuco

imigrantes

Comissário europeu sugere promover 'retorno voluntário' de sírios a seu país

Austríaco Magnus Brunner, no entanto, admitiu que a situação na Síria ainda é "volátil"

Situação na Síria ainda é volátil, pontuou o comissário europeu de Migração, o austríaco Magnus BrunnerSituação na Síria ainda é volátil, pontuou o comissário europeu de Migração, o austríaco Magnus Brunner - Foto: Omar Haj Kadour/AFP

O comissário europeu de Migração, o austríaco Magnus Brunner, disse nesta quinta-feira (12) que os países da União Europeia (UE) devem promover o "retorno voluntário" de cidadãos sírios ao seu país, já que "não é possível" fazê-lo de forma forçada.

Após a queda do governo de Bashar al Assad na Síria, vários países da UE suspenderam a análise de pedidos de asilo pendentes de cidadãos sírios, o que abriu um debate sobre o destino dessas pessoas.

Segundo Brunner, diversos países do bloco testemunharam "celebrações entre a diáspora síria", o que indicaria a possibilidade de focar nos retornos voluntários.

"Isso pode ser atraente para muitos sírios. No momento, diria que um retorno forçado não é possível", afirmou Brunner ao fim de uma reunião de ministros do Interior dos Estados-membros da UE.

"O que podemos fazer para apoiar isso? Podemos, de certa forma, encorajá-los, dizendo: 'Voltem e, por favor, ajudem a dar um bom futuro à Síria e a reconstruí-la'", declarou o alto funcionário.

No entanto, admitiu que a situação na Síria ainda é "volátil".

Veja também

Netanyahu diz que ficará em área ocupada na Síria até que surja 'nova força'
Israel

Netanyahu diz que ficará em área ocupada na Síria até que surja 'nova força'

Trump afirma que perdoará invasores do Capitólio 'nos primeiros minutos' de seu novo mandato
Estados Unidos

Trump afirma que perdoará invasores do Capitólio 'nos primeiros minutos' de seu novo mandato

Newsletter