EUA

Comitê sobre invasão ao Capitólio intima Trump a depor em meados de novembro

Ex-presidente foi intimado na tarde desta sexta-feira (21)

Ex-presidente dos EUA, Donald TrumpEx-presidente dos EUA, Donald Trump - Foto: Stringer / AFP

O comitê do Congresso americano, que investiga a invasão em 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio, intimou formalmente nesta sexta-feira (21) o ex-presidente republicano Donald Trump a depor "em 14 de novembro ou por volta dessa data".

A intimação ocorre depois deste painel especial da Câmara de Representantes, integrado por sete democratas e dois republicanos, ter aprovado por unanimidade em 13 de outubro convocar Trump a comparecer perante os investigadores.

O comitê pede a Trump que produza antes de 4 de novembro uma série de documentos, incluindo um relatório de todas as suas comunicações em 6 de janeiro de 2021. Além disso, o convoca a depor a partir de 14 de novembro ou por volta desta data, que é posterior à realização das eleições de meio de mandato, em 8 de novembro.

"Como ficou demonstrado em nossas audiências, reunimos evidências avassaladoras, inclusive de dezenas de seus ex-colaboradores, de que o senhor orquestrou e supervisionou pessoalmente uma tentativa de cancelar as eleições presidenciais de 2020 e obstruir a transferência pacífica do poder", disse o comitê a Trump em uma carta que tornou pública.

A carta acusa Trump de tentar anular as eleições, apesar de saber que as denúncias de fraude tinham sido avassaladoramente rejeitadas por mais de 60 tribunais e refutadas por seu pessoal de campanha e principais assessores.

"Em resumo, o senhor esteve no centro do primeiro e único esforço de um  presidente dos Estados Unidos para anular uma eleição e obstruir a transição pacífica do poder, que finalmente terminou com um ataque sangrento contra o nosso próprio Capitólio e o próprio Congresso", acrescenta o texto.

Precisamente nesta sexta-feira, Steve Bannon, ex-assessor de Trump, foi sentenciado a quatro meses de prisão por se negar a responder a intimações deste comitê especial do Congresso.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter