Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE

Como a ilha de Nauru, na Oceania, se tornou o país mais gordo do mundo

Cerca de 94% da população nauruana está acima do peso, e o diabetes atinge 66% das pessoas acima de 55 anos

Nauru está localizada na Oceania e tem pouco mais de 12,5 mil habitantes Nauru está localizada na Oceania e tem pouco mais de 12,5 mil habitantes  - Foto: Theo Rouby/AFP

A ilha de Nauru, na Oceania, é hoje o país mais gordo do mundo. Ao todo, 94% da população local está acima do peso e o diabetes afeta 66% das pessoas com 55 anos.

No entanto, nem sempre foi assim. Imagens do final do século 19 e início do século 20 de nativos nauruanos mostram cenas de homens esguios e de tamanho médio. Eles tinham cabelos longos e cacheados, a parte superior do corpo exposta e estavam vestidos com saias de fibra de pândano.

Em 1968, eles conquistaram a independência da Austrália, assumindo o controle das minas de fosfato da região, após 70 anos distribuindo riquezas. Nas duas décadas seguintes, o governo de Nauru persistiu na exploração dos depósitos minerais, colocando brevemente sua pequena república no 11º lugar do ranking de maior renda per capita do mundo, sim, à custa do esgotamento de recursos.

O processo de aculturação, além do terreno, minou a cultura de um povo que abraçou o estilo de vida e a alimentação ocidentais. Duas décadas de riqueza que mudaram as margens de sua ilha para as da sociedade de consumo: companhia aérea, comunicações, importação de alimentos industrializados, álcool, automóveis, eletrodomésticos e televisões que incentivavam o sedentarismo, sob a égide de um governo que aboliu os impostos e o desemprego e pagou pelos serviços de saúde e educação de todos os habitantes.
 

Na década de 1990, quando o encanto da opulência passou, Nauru era um deserto desolado no meio do nada. Em menos de um século, passaram de uma dieta restritiva à base de mariscos, aquacultura da lagoa da Buada, colheita de tubérculos e frutas como o pândano, para o spam e a carne de sol enlatada. Desde as preparações simples cozidas em folha de bananeira, caldos de peixe com leite de coco e frutas, aos quais se adaptou a genética dos nauruanos, até ovos fritos e frango com arroz.

Essa deterioração dos hábitos alimentares, aliada à falta de exercícios físicos, rendeu a Nauru, portanto, o título de país mais gordo do mundo.

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter