Como é a Fazenda Santa Margarida, foco de surto de febre maculosa
Até o momento, três pessoas tiveram a morte confirmada pela doença; outros casos seguem em investigação
Localizada na zona rural de Campinas (SP), a Fazenda Santa Margarida, casa de eventos apontada como centro de um surto de febre maculosa, informou nesta quarta-feira (14) que irá suspender por 30 dias suas atividades. Administrada pelo Grupo Vidotti, a propriedade recebe shows e eventos com frequência, além de poder ser alugada para casamentos.
Duas mulheres e um homem morreram de febre maculosa após irem a uma na "Feijoada do Rosa' na Fazenda Santa Margarida, ocorrida em 27 de maio. Há ainda uma morte em investigação e outros dois casos suspeitos de pacientes hospitalizadas.
Transmitida por carrapatos, a doença é endêmica na região de Campinas, e o distrito de Joaquim Egídio, onde fica a propriedade rural, é considerado uma área de risco para a febre maculosa.
Seu Jorge e Ivete Sangalo estão entre os artistas que já tocaram na Fazenda Santa Margarida nos últimos meses. Outros nomes da música brasileira, como Alexandre Pires, Jorge e Mateus, Zé Neto e Cristiano e Henrique e Juliano também já se apresentaram no local. O sertanejo Gusttavo Lima tem uma apresentação marcada para o próximo mês e que segue mantida, segundo os organizadores.
Há dez anos ocorre na Fazenda Santa Margarida a 'Feijoada do Rosa', evento ao qual a maioria dos casos está ligada. A festa de música eletrônica junta diferentes DJs, com direito a comida e bebida liberada.
Leia também
• Campinas investiga sexto caso de suspeita de febre maculosa
• Ministério da Saúde atualiza para 53 os casos de febre maculosa, com 8 mortes
• "Não vamos fechar a cidade por conta disso", diz prefeito de Campinas sobre febre maculosa
O local, com capela, suíte para noiva e pista de dança, também pode ser alugado para casamentos. "A onipresença da natureza no espaço é uma das características que farão todos os noivos sonharem em celebrar a cerimônia neste espaço tão singular. O casarão principal com grandes janelas em madeira e uma enorme varanda relembra os filmes clássicos de época", diz um anúncio.
O grupo Vidoti disse ainda que a fazenda já recebeu vistoria Departamento de Vigilância em Saúde (DEVISA) no dia 13 de junho, após os primeiros casos serem confirmados. "A Fazenda está trabalhando num plano de ação que deverá apresentar aos órgãos competentes ainda essa semana", diz ainda o documento.
Segundo a empresa, toda "a documentação da Fazenda está em conformidade e regularidade com os órgãos competentes e às exigências legais" e que, portanto, os eventos planejados seguem marcados.
Entenda o surto
Na noite desta quarta-feira, a Secretaria de Saúde de Campinas confirmou investigar um possível sexto caso da doença, uma mulher de 40 anos, no momento internada em um hospital privado. Três outras ocorrências de febre maculosa, que resultaram na morte dos pacientes, já foram confirmadas, e uma quarta morte segue no aguardo dos exames laboratoriais. Todos essas cinco pessoas estiveram na Fazenda Santa Margarida no dia da 'Feijoada do Rosa', em 27 de maio.
Há ainda mais uma paciente com suspeita de febre maculosa. É uma mulher de 38 anos que esteve na mesma fazenda no dia 3 de junho, data em que o cantor Seu Jorge se apresentou no local. Ela apresentou os sintomas no dia 10 e foi internada em Campinas três dias depois. Um exame de laboratório irá confirmar se a mulher contraiu a doença.